Corpo Sarado

Projeto Verão: fuja das dietas restritivas e do excesso de exercícios

Se quer ficar em forma para exibir seu corpo no verão, comece aos pouquinhos

Marília Banholzer
Cadastrado por
Marília Banholzer
Publicado em 11/12/2021 às 7:15 | Atualizado em 11/12/2021 às 9:35
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apressar o processo de emagrecimento ou hipertrofia no Projeto Verão pode ser perigoso - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

Observe como os centros esportivos estão mais cheios. As clínicas de estética com a procura cada dia mais em alta. Basta o tempo esquentar, o sol sair e as chuvas cessarem para começar a busca pelo famigerado "Projeto Verão". Oficialmente, a estação mais quente do ano começa no dia 21 de dezembro, mas já desde a primavera que o brasileiro invade às praias. É nesse momento que muitos iniciam a busca pelo chamado "corpo perfeito", muitas vezes idealizado com um padrão mais magro e musculoso. A questão é que a busca por esse ideal é cheia de armadilhas. Algumas bem perigosas para a saúde.

Não raro, em busca de resultados rápidos para emagrecimento ou hipertrofia, as pessoas apelam para dietas restritivas e sem acompanhamento profissional, excesso de exercícios, ou até uso de anabolizantes. A boa notícia é que com comprometimento e constância é possível alcançar objetivos em questão de poucos meses. A má notícia é que perder gordura e conquistar massa magra não acontece da noite para o dia. 

>> Hipertrofia, emagrecimento, insônia: entenda a relação entre sono e exercício físico

O médico ortopedista e nutrólogo Sormane Britto alerta que "pessoas que estão em busca de um padrão estético perfeito em curto espaço de tempo pode ser levada, pelo ego, a situações difíceis", como é o caso das dietas "mirabolantes" e atividades extenuantes. "Nesses projetos verão, o que me preocupa muito é o uso de medicamentos sem nenhum tipo de orientação, às vezes com uso off label, ou seja, fora da própria indicação. Um exemplo são os esteroides e anabolizantes, que as pessoas usam sem orientação, alguns agentes anorexigenos também, e isso por ter consequências gravíssimas", ressalta o especialista.

Sormane orienta que as pessoas fujam das dietas restritivas como meio para chegar a um corpo magro e sarado para se exibir nas praias e clubes aquáticos. Segundo ele, um exemplo disso, é a adoção de uma dieta cetogênica (baseada no corte de carboidrato). "Já vi pacientes passarem muitas horas de jejum, até 18 horas sem comer, o que não é saudável. Também há que optem pelas dietas restritivas, que acabam trazem subnutrição e perda de macronutrientes até o desenvolvimento de transtornos alimentares". Especialista, pondera, que no caso da dieta cetogênica, ela deve ser prescrita para pacientes com alterações neurológicas e não como forma de emagrecimento rápido.

>> Parou de treinar? Saiba em quanto tempo você perde condicionamento físico

Como ortopedista, ele alerta para o excesso de exercícios. Pessoas que saem do sedentarismo para se dedicar por horas aos treinos. Os riscos de lesões aumentam quando o corpo não está adaptado a um ritmo intenso de treinamento. "A atividade física é fundamental, mas a busca pelo resultado rápido faz as pessoa se exercitarem em excesso, de forma desordenada e desacompanhada. Nesse tipo de situação é muito comum haver lesão de coluna, ombro e joelho, por exemplo. Ou até lesões gravíssimas como a rabdomiólise. Então se for treinar tem que ser sob supervisão e fazer dentro dos limites, sabendo que até descansar faz parte do processo de treino", orienta.

O fato de já estar muito em cima do verão 21/22 para se conquistar, de forma saudável e responsável, um corpo em forma não quer dizer um desestímulo para começar hoje uma rotina de treino e reeducação alimentar. Quando antes o seu Projeto Verão começar, melhores serão os resultados nas próximas estações. "Mais importante do que um projeto verão ´um projeto para a vida toda. As pessoas que buscam esses protocolos de treino que prometem resultado em 30 dias, por exemplo, muitas vezes está de olho do propagado modelo fitness com aquele corpo perfeito. Mas o fitness é muito mais do que isso, é ter um corpo funcional para o seu dia a dia e se manter de forma saudável", conclui. 


Comentários

Últimas notícias