O vinagre de maçã se tornou um ingrediente popular para quem busca o emagrecimento, mas será que ele realmente funciona?
É fato que o processo de emagrecimento exige uma alimentação balanceada e a prática diária de exercícios físicos.
Mas, algumas receitas e hábitos podem ajudar a acelerar o emagrecimento e potencializar os resultados.
Vinagre de maçã emagrece mesmo?
Segundo a nutricionista especialista em nutrição clínica, Patricia Leite, o vinagre de maçã não tem o poder de emagrecer.
O que ele possui, são alguns benefícios, que aliados á outros hábitos, podem favorecer o emagrecimento.
Benefícios
Ainda de acordo com a especialista, o vinagre de maçã possui os seguintes benefícios
Auxílio no controle do apetite: O ácido acético no vinagre de maçã pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias e contribuindo para o emagrecimento.
Melhora da sensibilidade à insulina: O vinagre de maçã pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, o que facilita o controle dos níveis de açúcar no sangue, importante para o controle do peso e prevenção de doenças como diabetes tipo 2.
Redução da queima de gordura: O vinagre de maçã pode aumentar a queima de gordura durante o exercício, auxiliando no processo de emagrecimento.
Propriedades anti-inflamatórias: O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, um fator associado ao ganho de peso e outras doenças crônicas.
Melhora da saúde digestiva: O vinagre de maçã pode ajudar a melhorar a digestão, aumentando a produção de ácido estomacal e promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino.
VEJA TAMBÉM:
Como tomar vinagre de maçã?
Se você deseja incluir o vinagre de maçã em sua dieta para auxiliar no emagrecimento, é importante fazê-lo de forma segura e eficaz.
A nutricionista não indica tomar pela manhã, de jejum. Pois, por ser uma substância ácida, o vinagre pode causar problemas de gastrite e ensofagite á longo prazo, por exemplo.
A indicação é tomar uma colher de chá do vinagre diluída em um copo de água grande.
A especialista indica apenas uma colher de sopa por dia, antes do almoço e antes do jantar, que são refeições que tendem a ter mais carboidratos.
Com informações do Canal Nutricionista Patricia Leite