A bola de pilates, também conhecida como bola suíça ou fitball, é um acessório versátil que pode ser utilizado para diversos exercícios, desde alongamentos até treinos de força.
Além de ser prática e fácil de guardar, a bola de pilates oferece uma série de benefícios para a saúde.
Afinal, o pilates é uma prática milenar, que contribui não só para a melhora do condicionamento físico, como também para alcançar objetivos, tanto de emagrecimento, como de hipertrofia muscular.
Benefícios da bola suíça
- Fortalecer o core: Os exercícios com bola de pilates exigem que você use os músculos do abdômen, das costas e dos quadris para manter o equilíbrio, o que ajuda a fortalecer o core, região central do corpo responsável pela postura e estabilidade.
- Melhorar a flexibilidade: A bola de pilates pode ser utilizada para realizar alongamentos dinâmicos e estáticos, que ajudam a aumentar a flexibilidade das articulações e dos músculos.
- Tonificar os músculos: Os exercícios com bola de pilates trabalham diversos grupos musculares, como os das pernas, dos glúteos, dos braços e das costas, ajudando a tonificar o corpo e definir a musculatura.
- Melhorar o equilíbrio: Manter o equilíbrio sobre a bola de pilates exige que você use os músculos estabilizadores, o que ajuda a melhorar o equilíbrio geral do corpo.
- Prevenir lesões: Os exercícios com bola de pilates podem ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade, o que pode ajudar a prevenir lesões.
Veja abaixo os melhores exercícios para iniciantes.
Exercícios com a bola de pilates
1. Alongamento da cervical
Fique sentado em um banco da altura da bola, apoie as mãos sobre a bola e estique-os. Mova o pescoço de um lado para outro, e retorne para a posição inicial.
2. Posterior de coxa
Deite em um tapete, apoie os calcanhares na bola e puxe-a com as pernas, até que seu joelho esteja completamento dobrado.
Retorne a bola para o local de início, esticando as pernas.
3. Mobilidade de quadril
Com a mesma posição do exercício anterior. Puxe a bola, depois estique as pernas. No entanto, ao esticar, mova o quadril de um lado para o outro.
4. Flexão de braço
Para este movimento, continue deitado, segure as bolas e suba a bola com os braços, depois desça lentamente.
É como um levantamento de peso, porém com a bola suíça. Este exercício trabalha os mesmos músculos de uma flexão de braço.
VEJA TAMBÉM:
5. Flexão das pernas
Em pé, apoie um dos pés na bola e estique toda a perna. Retorne a bola para a posição inicial, puxando-a com as pernas.
Faça uma perna de cada vez. Utilize algum apoio como a cabeceira da cama para segurar com a mão e se manter estável.
Com informações do Canal Rogério do Pilates