O pilates é uma atividade física que estimula o corpo e a mente ao mesmo tempo, o que pode ser usado para lidar com problemas físicos e mentais.
O objetivo é estimular a reeducação corporal por meio da concentração e conscientização do corpo. Tem como foco todos os grupos musculares, trabalhando a estabilização e tonificação dos tecidos musculares centrais do corpo.
Como outras atividades físicas, o Pilates é dividido em alguns métodos.
Abaixo, listamos os tipos de pilates. Confira!
Power Pilates
Um método mais moderno, que utiliza uma intensidade maior em seus exercícios. As suas movimentações requerem uma maior força e disposição, uma vez que são executadas de forma mais rápida e sem intervalos. O objetivo aqui é assegurar uma maior queima de calorias.
Mat Pilates
É caracterizado pela ausência de instrumentos ou aparelhos que auxiliem nos movimentos. Dessa forma, a prática de exercícios físicos se dá exclusivamente através do apoio e sustentação do corpo.
Studio Pilates
Este método utiliza equipamentos como o smal Barrel, o Hight Chair e o Ladder Barrel, dentre outros.
Todos os aparelhos possuem molas que ajudam a regularizar a intensidade e dificuldade dos movimentos.
Flow Pilates
Este método combina técnicas do Pilates e movimentos de dança, como giros e rolamentos. O Flow Pilates é a modalidade mais adequada para aqueles que não apresentam grande capacidade física.
Oferece flexibilidade e elasticidade. Apesar disso, apresentam os mesmos benefícios para a formação dos músculos e para a postura corporal, o que resulta em um corpo mais forte.
Os benefícios do Pilates
- Melhora o equilíbrio, a postura e dores lombares;
- Resistência muscular;
- Ajuda no controle da respiração;
- Combate a hipertensão;
- Combate a ansiedade, estresse e insônia.
Com informações de action360