Em uma era onde a busca por uma vida saudável está em alta, muitas pessoas se esforçam para fazer escolhas alimentares que promovam o bem-estar.
No entanto, alguns alimentos que possam parecer saudáveis, na verdade, podem trazer prejuízos à saúde.
Desaa forma, convidamos a nutricionista Thainara Gottardi, especializada em transtornos de alimentação, para dá quatro exemplos de alimentos que frequentemente enganam os consumidores.
1. Amendoim
Muitas vezes são comercializados como opções saudáveis para lanches rápidos, especialmente para quem tem um estilo de vida agitado.
Embora possa ser incluído em uma rotina voltada tanto ao emagrecimento quanto a hipertrofia, é importante lembrar que é rico em gorduras monoinsaturadas, que são benéficas e necessárias para o nosso organismo, porém se ingerido em grande quantidade pode se tornar calórico.
2. Farofa de mandioca
É muito comum as pessoas incluírem no dia a dia, em especial, quando o cardápio é arroz e feijão.
Porém, entre os ingredientes estão o óleo vegetal e o açúcar, que há muita caloria e esse complemento do prato poderá contribuir para a má alimentação.
3. Granola
Existem diversas opções de granolas e, dentre elas as mais saudáveis e as menos. Neste caso, é importante avaliar a lista de ingredientes e procurar opções que evitem o alto teor de açúcares na composição.
A sugestão fica para granolas com ingredientes naturais, como coco e aveia que podem somar na sua saúde.
4. Sushi
Hoje em dia a comida japonesa está bem presente na vida dos brasileiros e, por ser um prato oriental e popular, as pessoas costumam considerar essa opção saudável, porém, a nutricionista alerta nos casos em que há itens adicionados, como: molhos, maionese, cream cheese, açúcar.
"Muitas vezes, se não conhecer os ingredientes e calorias que estão presentes no alimento, as pessoas podem ser induzidas a um erro de interpretação, fazendo com que opções aparentemente saudáveis possam não ser tão benéficas quanto se imagina. Portanto, ler rótulos e optar por alimentos minimamente processados é uma estratégia eficaz para uma alimentação verdadeiramente saudável", recomenda Thainara Gottardi.