Já acordou sem vontade alguma de comer pela manhã? Essa sensação, frequentemente interpretada como algo positivo, pode na verdade ser um sinal de alerta e também um obstáculo para quem deseja emagrecer.
Segundo especialistas, acordar sem fome pode estar relacionado ao que você comeu no jantar do dia anterior.
De acordo com o especialista em nutrição Antonio Herbert Lancha Jr., durante muitos anos, as pessoas acreditaram que era necessário evitar alimentos com hidratos de carbono à noite, como por exemplo os cereais, os frutos e o leite.
Porém, com a redução da ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono, muitas pessoas terminam apostando em refeições repletas de proteína e gordura.
“O consumo de alimentos com maior concentração de lipídios promove a libertação de uma hormona chamada CCK, ou colecistocinina. Esta substância diminui a velocidade dos processos digestivos e inibe a fome no sistema nervoso central”, afirmou o especialista em entrevista à revista Activa, de Portugal.
Durante toda a noite, a digestão ocorre de maneira lenta, deixando a pessoa ainda processando aquela refeição no intestino ao despertar no outro dia. Isso resulta em acordar sem fome.
Essa ausência de fome devido a esse alimentação do dia anterior, não ajuda no emagrecimento.
Os lipídios fornecem mais que o dobro de calorias dos carboidratos – um grama de carboidratos equivale a quatro calorias, enquanto um grama de gordura equivale a nove – e não possuem "custo" adicional ao serem armazenados como gordura.
No entanto, saiba que nem todos os dias são iguais. É normal sentir fome ou falta de fome em alguns dias, dependendo de diversos fatores.
O importante é ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar hábitos de vida saudáveis e buscar ajuda médica caso a falta de apetite persista.
Leia também: Como ativar o hormônio do emagrecimento? 8 dicas para acelerar o metabolismo para perder peso