5 mitos sobre o Pilates

Apesar dos seus vários benefícios para a saúde serem comprovados, surgem muitas dúvidas e mitos sobre a prática de pilates. Entenda melhor a seguir

Publicado em 09/07/2024 às 13:13

O Pilates se tornou uma das atividades físicas mais populares, conquistando adeptos de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Apesar dos seus benefícios para a saúde serem comprovados, surgem muitas dúvidas e mitos sobre a prática.

A prática regular é capaz de promover diversos benefícios para o corpo e a mente, como fortalecimento dos músculos, melhora na postura, na flexibilidade, na resistência física, na saúde mental, entre outros.

A seguir, vamos desvendar alguns dos principais mitos sobre o Pilates, esclarecendo cada ponto para quem deseja iniciar na prática.

1. Pilates emagrece?

Ao contrário do que muita gente pensa, o pilates em si não emagrece. Apesar disso, a prática regular pode trazer diversos efeitos benéficos para o corpo, como tonificação dos músculos, melhora da postura e flexibilidade.

Quando o pilates é combinado a atividades aeróbicas, outro tipo de exercício físico e dieta adequada, a prática pode sim auxiliar no emagrecimento saudável.

2. Pilates é só para mulheres?

Pilates é recomendado tanto para homens quanto para mulheres de diversas faixas etárias e condicionamentos físicos.

Os homens podem se beneficiar de uma melhora na performance em esportes, além de melhora na postura e alívio de dores.

3. Idosos não podem fazer pilates?

Idosos podem sim fazer pilates. A prática é adequada para pessoas de diversas faixas etárias e são muito benéficas para quem está na terceira idade.

Mas, lembre-se: é essencial ter um acompanhamento profissional adequado.

4. Pilates substitui a musculação?

Ambas atividades têm benefícios e efeitos diferentes no corpo. Os especialistas orientam que as duas práticas, na verdade, se complementam e podem ajudar no desempenho de cada uma.

5) Pilates e yoga são as mesmas coisas?

Pilates e yoga são diferentes e têm focos distintos, apesar de terem algumas semelhanças. Você pode praticar inclusive os dois tipos de atividade.

*Fontes: portais Fisio Studio Pilates e Osteopatia SP

Veja mais: Quatro exercícios de pilates para praticar em casa

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor