O que o Pilates previne? Conheça benefícios da prática contra doenças

Além de fortalecer os músculos, a prática regular do método proporciona muitos benefícios para a saúde, além de prevenir doenças e combater dores

Publicado em 15/07/2024 às 17:16

O Pilates se tornou uma atividade física popular, conquistando adeptos de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Mas, além de tonificar músculos do corpo, o método oferece diversos benefícios para a saúde física e mental, ajudando na prevenção de diversas doenças.

O Pilates trabalha o corpo de forma completa e integrada, fortalecendo os músculos profundos, melhorando a flexibilidade, a postura e a propriocepção.

Quais doenças o pilates previne e trata?

O Pilates fortalece os ossos e articulações, ajudando a prevenir e retardar o desenvolvimento de doenças como artrite, osteoporose, bursite e tendinite.

A prática também pode prevenir e ajudar no tratamento de escoliose, espondilólise e hérnia de disco.

O Pilates promove relaxamento, melhora a respiração e aumenta a produção de hormônios do bem-estar, como endorfina e serotonina, auxiliando no tratamento da depressão e ansiedade.

Fazer aulas regulares de pilates também fortalece os músculos, melhorando a resistência e a força dos músculos, evitando possíveis lesões musculares.

Benefícios do pilates

  • Fortalecer seu núcleo, a base da boa postura e estabilidade.
  • Aumentar sua flexibilidade.
  • Corrigir sua postura, diminuindo dores nas costas e melhorando a respiração.
  • Fortalecer seus músculos.
  • Reduzir o estresse e a ansiedade.
  • Melhorar sua circulação.
  • Aumentar sua energia.
  • Melhorar a qualidade do sono, ajudando a descansar melhor.

*Fontes: blog Pilates e portal Pós-Graduação USCS

Veja mais: EXERCÍCIOS DE PILATES PARA EXECUTAR EM CASA E QUEIMAR CALORIAS

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor