4 benefícios do treino de pernas para a saúde
Fortalecer os músculos das pernas melhora a circulação sanguínea, fortalece as articulações, ajuda na queima de calorias e muito mais
Além da estética, o treino de pernas também pode ser muito benéfico para a saúde e o bem-estar. Os exercícios não apenas tonificam os músculos, mas também trazem uma série de vantagens para o corpo.
Ao fortalecer os músculos das pernas, você melhora a postura, previne lesões, aumenta a força e a resistência, ainda queima calorias e pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas.
Veja a seguir os principais benefícios do treino de pernas para a saúde com orientações da nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, da cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e do ortopedista Dr. Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
1. Aumento do gasto energético basal
O treino dos músculos das pernas pode aumentar o metabolismo basal. "O músculo é um tecido metabolicamente mais ativo, o que significa que ele consome mais energia do que a gordura, mesmo em repouso. Por isso, o estímulo muscular é uma estratégia inteligente para o aumento do gasto energético do corpo", explica a nutróloga Dra. Marcella Garcez.
2. Melhora da microcirculação
"A musculatura da panturrilha é o principal responsável pelo retorno efetivo do sangue para o pulmão. Por isso dizemos que a panturrilha é o coração das pernas. Dessa forma, é fácil imaginar que qualquer situação onde a panturrilha não funcione adequadamente vai piorar a circulação", explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.
"Como o bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através da musculatura da panturrilha, toda forma de exercício físico que fortaleça os músculos da região é extremamente benéfica para a circulação" completa.
3. Prevenção de lesões e doenças articulares
Músculos fortes e equilibrados ajudam a prevenir lesões, especialmente em atividades físicas que exigem impacto nas articulações.
4. Melhora da cognição
"Segundo estudo feito pelo King’s College, de Londres, as pernas têm papel essencial na manutenção das funções cognitivas, prevenindo perdas de memória e sinais de perda cognitiva associada à idade", explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.
As pernas podem afetar tanto o envelhecimento cognitivo quanto a estrutura cerebral global, segundo o estudo.
Com informações de Guilherme Zanette e portal Edicase.