Mitos e verdades surpreendentes sobre a fisioterapia
Profissional tem papel importante na recuperação de pacientes ajudando a tratar problemas e lesões. Saiba mais sobre essa área essencial
A demanda por fisioterapia tem crescido exponencialmente nos últimos anos, evidenciando a importância desse profissional para a saúde da população.
No entanto, a falta de informação e a busca por soluções rápidas na internet podem levar a diagnósticos e tratamentos inadequados.
"Um fisioterapeuta é essencial para entender e tratar problemas nas articulações e músculos, muitas pessoas buscam respostas na internet, mas essas informações podem ser erradas, incompletas e até prejudiciais", explica o fisioterapeuta e especialista em quiropraxia José Ordenes.
Mitos e verdades sobre a fisioterapia
1. Fisioterapia é só para lesões graves
Mito. "A fisioterapia pode ajudar com uma ampla gama de problemas, desde lesões esportivas até dores nas costas e problemas mais graves", destaca José Ordenes.
2. Fisioterapia é adaptável ao paciente
Verdade. Embora algumas técnicas possam causar desconforto, o objetivo principal da fisioterapia é aliviar a dor e promover a recuperação. O tratamento costuma ser adaptado para cada paciente.
3. Apenas atletas precisam de fisioterapia
Mito. A fisioterapia pode beneficiar pessoas de todas as idades e níveis de atividade física.
4. A fisioterapia funciona melhor a longo prazo
Verdade. Embora alguns pacientes sintam alívio imediato, os resultados mais significativos são observados a longo prazo.
5. Fisioterapia é massagem
Mito. A massoterapia é apenas uma das diversas técnicas utilizadas pelos fisioterapeutas.
*Com informações do portal Edicase, Tayanne Silva e José Ordenes.