O Dia Internacional da Francofonia (20/3) será celebrado pela Aliança Francesa Recife com uma programação especial. Nesta quinta (12), às 19h, acontece uma sessão especial do Atelier Cinéma, com exibição gratuita da animação Minga et la Cuillère Cassée (em português, “Minga e a colher quebrada”).
O filme animado, originário de Camarões e dirigido por Claye Edou, conta a história de Minga, uma menina órfã que vive com sua madrasta Mami Kaba e sua meia-irmã Abena. Um dia ela acidentalmente quebra uma colher. Furiosa, sua madrasta lhe ordena que encontre a única colher idêntica escondida por sua falecida mãe. Assim, uma jornada de aventuras na floresta começa para Minga. A exibição acontece no auditório, com vagas limitadas.
Já na segunda-feira (16), a Aliança Francesa Recife recebe o ilustrador e cartunista francês Jean-Denis Pendanx, um dos principais nomes do mundo dos quadrinhos franceses. Nascido em 1966, Jean-Denis Pendanx vive em Gironde, no sudoeste da França. O ilustrador publicou sua primeira HQ, Diavolo le Solennel, em 1991, numa coprodução com Doug Headline. Em 1993, lançou o primeiro volume de Labyrinthes, com Dieter e Serge Le Tendre, e em paralelo trabalhou no desenho animado Corto Maltese.
Na Aliança, Pendanx vai falar sobre seu trabalho e mostrar como se dá a criação de um personagem de quadrinhos. Os encontros acontecem das 16h às 18h e das 19h às 21h. A participação é gratuita para estudantes da Aliança Francesa e custa R$10 para o público em geral.
Já no dia 20 de março, acontece a edição especial em comemoração à francofonia do L’Apéro (em português, aperitivo), um happy hour em clima francês para quem deseja praticar o idioma e apreciar músicas francófonas. O evento acontece a partir das 18h.
Fechando a programação do mês da francofonia, na próxima quinta-feira (26), tem mais uma edição do Atelier Cinéma, também às 19h, com a exibição da animação belga “Le tableau” (em português, “O Quadro”), de Jean-François Laguionie. No filme, personagens tomam vida em um quadro inacabado. Julgando-se superiores, os Todos-pintados tomam o poder, expulsam os Inacabados e escravizam os Esboçados. A harmonia só voltará quando o pintor concluir a pintura. As vagas são limitadas.
Aliança Francesa – Rua Amaro Bezerra, 466, Derby, Informações pelo telefone (81) 3202-6262.