Um dos festivais pioneiros na reunião de artistas em shows transmitidos por lives, o Fico Em Casa BR (@festivalficoemcasabr) chega a sua terceira edição. Recomeçando nesta terça (07), a maratona musical volta a reunir nomes consolidados e promissores da música brasileira, em apresentações online durante a quarentena contra a disseminação do coronavírus.
Serão mais de 70 shows em diferentes formatos. A programação tem início sempre às 13h30 e se estende até às 23h30, com pocket-shows de meia hora.
Leia também: Coronavírus: Confira agenda nacional e internacional de shows online para abril
Leia também: Paul McCartney, Elton John e Lady Gaga farão shows para arrecadar fundos contra o coronavírus
Os shows são transmitidos pelo Youtube e Facebook do Fico Em Casa, onde cada artista faz a live da sua própria residencia. Nesta semana, apresentam-se nomes de diferentes estilos que vão do rap ao sertanejo, a exemplo de MC Soffia, Ira!, Marcos Valle, Paula Fernandes, Rappin Hood, MC Guimê, Illy, Terno Rei, Edson Cordeiro, Sofia Freire e Deize Tigrona.
Nos intervalos de cada apresentação o festival ainda conta com a participação de diversos apresentadores e jornalistas como Adriana Couto, Alexandre Matias, Barbara Louise, Douglas Freitas, Fabiane Pereira, Guilherme Guedes, entre outros.
Como forma também de ajudar de maneira direta grupos e pessoas que enfrentam dificuldades frente à pandemia, o Fico Em Casa disponibiliza um canal para o público fazer contribuições voluntárias a partir de R$ 10. O acesso pode ser feito através do site www.sympla.com.br/festivalficoemcasabr.
As doações captadas serão destinados a espaços como a Agência Popular Solano Trindade – SP, Alvo – RS, Cades – AC, Coletivo Papo Reto – RJ, Fundação Casa Grande – CE, Fundo de emergência para os Sem-Tetos – SP, HEMOCEG – GO, Jongo da Serrinha – RJ, R.U.A.S – DF, Uneafro - RJ / SP e Voz das Comunidades – RJ.
Em todos os países mais afetados pelo novo coronavírus, produtores e artistas têm tentado encontrar saídas para continuar movimentando as cenas culturais e ajudar as pessoas que estão em casa, isoladas, a se entreterem.
No Brasil, esta é uma tendência que ganhou força nas últimas semanas com lives que batem recorde de visualizações no Youtube.
A produtora musical e idealizadora do festival Coquetel Molotov, Ana Garcia, participa ativamente da organização do Festival Fico em Casa BR junto com um grande grupo de bandas, agentes e outros produtores de todo o Brasil, como o festival Bananada e Mídia Ninja.
Leia também: Festival Fico em Casa Brasil ganha segunda edição com Otto, Margareth Menezes e Odair José
Leia também: Festival Fico Em Casa tem edição brasileira com Emicida, Daniela Mercury, Adriana Calcanhotto e mais de 60 artistas
"Estávamos todos pensando no que podíamos fazer para movimentar, dar esperanças e também ajudar para que as pessoas não ficassem em casa só consumidas pelas notícias. Portugal já está de quarentena há duas semanas e tiveram essa ideia do Festival Fico em Casa, vimos que podia funcionar aqui também", disse a produtora pernambucana à reportagem do Jornal do Commercio. Sucesso da quarentena