Diante do Trono segue renovando formato em 'Imersão 4'

Ministério liderado por Ana Paula Valadão Bessa lança quarto disco ao vivo focado em cânticos espontâneos
Robson Gomes
Publicado em 26/08/2020 às 18:54
Diferente das edições anteriores, 'Imersão 4' foi gravado em vários momentos de adoração Foto: INSTAGRAM/@DTOFICIAL/REPRODUÇÃO


Após o Diante do Trono lançar três discos da série Imersão – focado em orações cantadas de maneira espontânea, sem nenhuma letra ou harmonia prévia – muitos questionavam se o formato já teria esgotado. A resposta do Ministério de Louvor mineiro liderado por Ana Paula Valadão Bessa veio na última terça-feira (18), com o lançamento de Imersão 4 (Onimusic, 2020) nas plataformas digitais.

>> Ana Paula Valadão reflete sobre a quarentena: 'Creio que o Senhor não perde o controle'

>> Diante do Trono volta às origens para conceber o disco 'Outra Vez'

>> Ana Paula Valadão Bessa celebra 20 anos de Diante do Trono

Com 12 faixas inéditas, o álbum segue algumas premissas das anteriores: gravado ao vivo, mais uma vez com plateia e a produção musical de Raphael Xavier. As diferenças neste novo projeto vem através das convidadas especiais – Raquel Kerr Borin, Shaila Kerr e Keila Araujo – que são integrantes do Ministério de Louvor da Before The Throne Church, igreja liderada por Ana Paula e Gustavo Bessa no Sul da Flórida (EUA), onde moram, e pela primeira vez, o disco não foi gravado em uma só tomada. Agora, são trechos retirados de vários cânticos espontâneos proferidos durante os Congressos Diante do Trono, e Mulheres e Moças Diante do Trono, realizados em abril e agosto de 2019, respectivamente, na Igreja Batista da Lagoinha, onde o grupo nasceu há pouco mais de 20 anos, em Belo Horizonte (MG).

Outro detalhe inédito no repertório de Imersão 4 é a citação de algumas canções já gravadas pelo DT para guiar algumas das ministrações. Sucessos como Me Ama (2014), Foi o Sangue (2011) e a recente Vencedor (2019) são alguns trechos ouvidos em meio aos novos cânticos. Também nesse disco se ouve mais algumas pregações de Ana Paula Valadão, e não apenas voz cantada. As letras geradas estão um pouco mais inspiradas, com menos repetições de versos se considerar as edições anteriores.

AS FAIXAS

O disco abre com O Cordeiro é o Leão, uma faixa justamente que mescla pregação com o cântico espontâneo. E na palavra ministrada pela pastora e líder de louvor nota-se o clima que vai permear boa parte dos 90 minutos do projeto (e até na capa do disco, que pela primeira vez, traz uma fotografia subjetiva): que é chegado o momento de celebrar o amor de Deus, e não mais se afogar em lágrimas e depressão. Essa atmosfera pode ser sentida nas canções Deus Gosta de Você, Ele Faz Feliz, Unção de Alegria, Unção de Riso e a eufórica Sacode o Pó, escolhida como o primeiro single do projeto.

Mas além das canções alegres, há momentos mais íntimos e de adoração intensa como a ótima Aquietai-vos, Não Desista, O Que é Que Você Vê? (que contém um trecho da pregação do pastor Gustavo Bessa), Obra Restaurada e Filha, Você Tem Pai. As faixas do Imersão 4 também são mais longas. A menor canção do disco tem pouco menos de 5 minutos e a maior, Não Mais Órfãos – que tem um ótimo arranjo de flauta durante a ministração – aproximadamente 15.

Para Ana Paula Valadão, o lançamento deste projeto, ainda que em meio a uma pandemia, pode ser um refrigério a quem busca uma palavra de conforto através destes cânticos. “Vamos mergulhar outra vez no poderoso fluir que experimentamos! Acho que o cenário atual não podia ser mais propício para o jorrar dessas águas! É o calendário de Deus!”, garante a líder do Diante do Trono. E junto ao áudio do disco em todas as plataformas digitais, todas as ministrações do Imersão 4 podem ser assistidas no canal do Ministério no YouTube.

TAGS
cultura música gospel Ana Paula Valadão
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory