Após uma década de portas fechadas, o Teatro do Parque, localizado na Rua do Hospício, está pronto para retornar suas atividades de artes cênicas, música e cinema, após um longo período de reformas.
A cinco dias do segundo turno da eleição no Recife, a prefeitura recebeu a imprensa para mostrar as novas instalações do equipamento na Boa Vista. A programação de reabertura, no entanto, ocorrerá somente no próximo mês, com um concerto da Banda Sinfônica do Recife, que tem o espaço como sua casa, no dia 11, seguido por exibição de filme e espetáculo teatral nos dois dias seguintes.
As reformas no Parque começaram em 2015, ano de seu centenário, após uma série de manifestações populares e teve prazos e valores alterados em seu decorrer.
Mais cedo, o prefeito Geraldo Júlio visitou o espaço. A visita foi guiada por Simone Osias, coordenadora geral da obra e Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura do Recife, além da presença de Leda Alves, secretária de cultura. A principal diretriz da obra era restaurar a arquitetura com as características que o espaço tinha em 1929, quando passou por uma grande reforma, sob a administração do grupo Severiano Ribeiro. Estruturas como colunas, piso, lustres, mobiliário e elementos decorativos foram objeto de pesquisas para que pudessem ser restaurados conforme essa proposta. Já a direção da gestão do espaço será de Marcelino Dias.
Alves, que também é uma das grandes atrizes da história do teatro pernambucano, falou sobre os sentimentos diante da reabertura do espaço. "Eu tenho 89 anos, então peguei muita coisa do teatro, ouvi dizer e vivi muita coisa nele. Então esse é um dia 'gordo' pra mim, levando ao elogio a palavra gordo. Porque tem peso, tem história, vidas e vidas aqui dentro. Esse teatro é um patrimônio do Recife, nós todos nos sentimos donos, participantes, aproveitadores, no sentido melhor da palavra".
"O trabalho aqui consistiu em restaurar o edifício para sua configuração de 1929, porque foi o ano que ele ganhou essa configuração de hoje. Ao mesmo tempo, está dotando o teatro de toda tecnologia e tudo que a modernidade requer. Circuito fechado de TV, climatização, iluminação ambiente que dá teatralidade ao espaço. A caixa cênica com toda tecnologia para que os diretores e atores consigam ter suas produções sem adaptação. Uma peça produzida em São Paulo pode vir sem adaptação”, relata Osias. Já o cinema contará com projetor 4K com tecnologia 3D, com cerca de 90 óculos disponíveis. O Teatro do Parque foi o primeiro equipado para receber filmes sonoros no Nordeste, justamente na reforma de 1929.
O arborizado pátio do espaço contará com um café que funcionará mesmo quando não houver espetáculos ou programação, servindo com uma área comum. Essa área também poderá receber apresentações ao ar livre, mantendo sua assinatura de teatro-jardim. Além do espaço do cine teatro, o Parque também contará com uma sala de ensaio com devido preparo acústico da Banda Sinfônica do Recife, que tem o espaço como sua casa e estava abrigada no Teatro Santa Isabel enquanto o Parque esteve fechado. Ainda nas áreas comuns, luxuosos lustres foram restaurados no corredor de entrada e no foyer. Os camarins também contam com mobiliário restaurado para os padrões de 1929.
A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura deve lançar o edital de ocupação das pautas do teatro nos próximos dias. Já o cinema contará com gestão direta própria e ainda deve anunciar os membros de sua equipe de curadoria e programação. "Começaremos com gestão própria, temos retorno de técnicos de cinema da época em que ele estava funcionando, que são funcionários da Fundação de Cultura”, explica Diego. Segundo ele, a intenção é de que o espaço continue com a acessibilidade de preços que era uma marca do espaço antes de seu fechamento.
Com sua reabertura, o Parque se soma ao time de equipamentos culturais com potencial para movimentar os entornos do Centro, ao lado de espaços como o Cinema São Luiz, o Teatro Arraial e o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães. Sobre esse aspecto da movimentação, Rocha fala em medidas para aproveitar esse espírito. "Tem todo um comércio no entorno que vai ser revitalizado. A Prefeitura, em parceria com Emlurb e a Secretaria do Controle Urbano, que já vêm conversando com os comerciantes da área. Estamos entregando um teatro moderno, completo, mas também faremos essa revitalização", relata.