O Panela do Jazz realiza sua primeira edição virtual nos dias 20 e 21 de fevereiro. O festival pernambucano, que em suas edições presenciais chegou a reunir mais de 10 mil pessoas, se adapta aos tempos de pandemia e promove shows, como o de Dois de Paus e Spok Quinteto, e oficinas online. Todas as atividades são gratuitas.
Após ter sua terceira edição, que seria realizada em 2020, cancelada por conta da crise sanitária provocada pela convid-19, o evento se reconecta com o público tendo como eixo norteador seu homenageado, o maestro Moacir Santos. Todas as atrações são locais, em cumprimento às determinações da Lei Aldir Blanc e, de alguma forma, dialogam com o trabalho do arranjador, compositor e multi-instrumentista pernambucano.
O primeiro dia da programação conta com shows de Dois de Paus (com participação de Nena Queiroga), Augusto Silva & Frevo Novo e Amaro Freitas Trio. Já no dia 21, as atrações são Agláia Costa, Sertão Jazz (com Amanda Cabral e Karol Maciel) e Spok Quinteto (com Maíra e Moema).
Os artistas se apresentarão no palco montado no Fábrica Estúdio e terão as performances transmitidas ao vivo pela plataforma do Panela no YouTube e nas redes sociais. A curadoria ficou a cargo do contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical Bráulio Araújo, uma das metades do Dois de Paus.
Oficinas
Quatro aulas de uma hora cada estão programadas para os dias 18 e 19 de fevereiro, das 18h às 20h, e serão ministradas online pelo maestro Spok e pelo pianista Amaro Freitas, no primeiro dia, e pela percussionista Lara Klaus e pelo guitarrista Luciano Magno.