O artesão Ailton Ferreira de Brito, conhecido como Titino, faleceu na manhã deste sábado (20), no Recife, vítima de complicações decorrentes da covid-19. O artista era de Tracunhaém, na Zona da Mata do Estado, e tinha 57 anos. Ele deixa a esposa, Tereza Cristina, e duas filhas, Daniele e Taís.
Titino estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Referência à Covid-19 de Boa Viagem, o antigo Alfa, onde deu entrada no dia 6 de fevereiro. A Prefeitura de Tracunhaém, onde Titino atuava como diretor de Esportes, decretou luto de dois dias pela sua morte.
>> Morre no Recife, de covid-19, o publicitário Sérgio Jardelino
>> Senador José Maranhão morre aos 87 anos de covid-19
>> Morre de covid-19 o cantor Zezinho Correa, da banda Carrapicho
>> Pernambuco confirma 1.132 novos casos de covid-19 e 35 óbitos neste sábado (20)
No início da noite, o governador Paulo Câmara (PSB) usou as suas redes sociais para lamentar o falecimento do artista. "Ele começou a manusear o barro ainda criança e dedicou a sua vida à arte e também às atividades esportivas, em sua passagem como diretor de Esportes da Prefeitura de Tracunhaém. Expressamos aqui, eu e Ana Luiza, nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Titino nesse momento de tristeza e luto", declarou o socialista.
Através de nota, o prefeito de Tracunhaém, Aluísio Xavier, classificou a obra de Titinho como imortal. "A partida de Titino deixa a arte e o esporte mais pobres, mas a sua obra, caracterizada por formas únicas e um universo muito próprio se imortalizará. A sua caminhada continuará em outra dimensão, mas sua obra será fonte de inspiração em outras mãos que buscam a arte. Externo meus sentimentos a Tereza, sua esposa, e suas filhas Daniele e Taís, para que Deus as confortem", disse o gestor.
Secretário de Turismo, Cultura, Lazer e Esportes da cidade, Pedro Júnior lembrou que Titino dedicou toda a sua vida à arte e ao esporte de Tracunhaém. "(Titino) Foi um abnegado. Formou gerações com seu jeito de ser, seja no esporte ou na arte do barro. Hoje, a arte ceramista perde as mãos, e o esporte os pés e a criatividade de ver tudo acontecer, como ele sonhava", afirmou.
A covid-19 hoje
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou neste sábado (20) novos 1.132 casos da covid-19. Destes, 66 (6%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.066 (94%) são leves.
Além disso, foram confirmadas 35 novas mortes em decorrência da doença, ocorridas entre os dias 29 de outubro de 2020 e 18 de fevereiro de 2021. Ao todo, Pernambuco já contabiliza 10.839 mortes pelo coronavírus.