Daniel Kaluuya ganhou o primeiro prêmio transmitido da noite no Oscar 2021, realizado neste domingo (15), em Los Angeles (EUA). O britânico venceu por seu papel como o líder político Fred Hampton no filme Judas e o Messias Negro, dirigido por Shaka King.
Um dos atores mais celebrados da nova geração, já tendo participado de sucessos como Pantera Negra e da série Black Mirror. Esta era a segunda indicação de Kaluuya, que anteriormente concorreu por sua interpretação no celebrado Corra (2018), de Jordan Peele. Por Judas e o Messias Negro, ele ganhou prêmios importantes, como o BAFTA, o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores.
No Oscar, ele concorria com seu companheiro de filme, LaKeith Stanfield, Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago), Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami) e Paul Raci (O Som do Silêncio).
Em Judas e o Messias Negro, Daniel Kaluuya vive Fred Hampton, figura de liderança do partido Panteras Negras, que trabalhava contra as injustiças raciais nos Estados Unidos. O filme acompanha o projeto do FBI de infiltrar Bill O'Neal (LaJeith Stanfield) no partido, movimento que culminou com o assassinato de Fred Hampton, em 1969.