depoimento

Alec Baldwin apontava para a câmera quando arma disparou e atingiu Halyna Hutchins, diz diretor em depoimento

O acidente, que ocorreu em Santa Fé, no Novo México, na última quinta-feira (21), também deixou o diretor ferido, mas ele já recebeu alta do hospital

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, AFP

Publicado em 25/10/2021 às 10:26 | Atualizado em 25/10/2021 às 19:58
Notícia
X

Em depoimento à polícia divulgado nesse domingo (24), o diretor do filme "Rust", Joel Souza, afirmou que o ator Alec Baldwin apontava o revólver para a câmera no set quando a arma disparou e atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins no peito e a matou. O acidente, que ocorreu em Santa Fé, no Novo México (EUA), na última quinta-feira (21), também deixou o diretor ferido, mas ele já recebeu alta do hospital.

"Joel disse que estava olhando por cima do ombro de Hutchins, quando ouviu o que parecia um chicote e um estalo alto", diz o depoimento. Em documentos judiciais, as autoridades de Santa Fé informaram que Baldwin recebeu a arma e disse que ela estava descarregada.

>> Quem era o responsável pela arma que Alec Baldwin disparou e matou colega acidentalmente em set de filme?

>> Antes de Alec Baldwin atirar acidentalmente, equipe de Rust protestou contra condições de trabalho, diz jornal

Em outro trecho, o texto diz que após Halyna ser atingida, "Joel então se lembra vagamente de que ela reclamou de dor no estômago e agarrou a barriga. Ele também disse que Hutchins começou a tropeçar para trás até ser ajudada."

Já o cinegrafista Reid Russel, que estava do lado da diretora de fotografia quando o acidente ocorreu, afirmou em depoimento que a vítima dizia não conseguir sentir as pernas.

Vigília em Hollywood homenageia Halyna Hutchins  

Amigos e colegas de Halyna Hutchins se reuniram no domingo à noite em Burbank, perto de Los Angeles, para uma vigília em homenagem à diretora de fotografia. A tristeza e a revolta dominaram Burbank, cidade vizinha de Los Angeles e sede de muitos estúdios de cinema e televisão. Os participantes questionavam como foi possível acontecer a tragédia.

"Tive o prazer de trabalhar com Halyna", afirmou a atriz Sharol Leal. "Era uma mulher maravilhosa, estamos muito chocados", acrescentou.

A tragédia provocou um aumento nos pedidos para proibir o uso de armas de fogo reais nos sets de Hollywood. Nesse domingo (24), uma petição no site change.org que demanda a proibição de armas de fogo reais nos sets e a melhoria das condições de trabalho das equipes de filmagem reunia mais de 22 mil assinaturas.

"Não há desculpa para que algo assim aconteça no século 21", diz o texto da petição lançada pelo roteirista e diretor Bandar Albuliwi.

"É urgente abordar os alarmantes abusos (das leis trabalhistas) e as violações de segurança que ocorrem nos sets de filmagem, como condições desnecessárias de alto risco e o uso de armas de fogo reais", disse Dave Cortese, democrata eleito para o Senado da Califórnia, em um comunicado no sábado.

"Pretendo apresentar um projeto de lei que proíbe o uso de balas reais em filmagens na Califórnia para evitar esse tipo de violência sem sentido", acrescentou.

A série policial "The Rookie", cuja trama se passa em Los Angeles, decidiu no dia seguinte ao disparo proibir todas as munições reais em seu set, uma medida que entrou em vigor imediatamente, segundo a revista especializada The Hollywood Reporter.

A investigação prossegue sobre o papel da especialista responsável pela segurança das armas no filme, Hannah Gutierrez Reed, de 24 anos. A jovem preparou a pistola, que foi colocada em um carro ao lado de outras duas armas.

O assistente de direção Dave Halls, considerado um profissional experiente, entregou a arma para Baldwin durante um ensaio de uma cena e informou que era uma "arma fria", termo da indústria cinematográfica para identificar um armamento sem bala real.

Halls "não tinha ideia de que a arma estava carregada com munição real", afirmou um agente do gabinete do xerife do condado de Santa Fé.

Depois do tiro, Gutiérrez Reed recebeu a arma e recolheu o cartucho usado, antes de entregá-lo à polícia.

O canal NBC News afirmou no domingo que a reputação de Halls sofreu um grande abalo por permitir práticas inseguras no set.

"Não criou um ambiente seguro", afirmou Maggie Goll, designer que trabalhou com Halls, que mencionou o bloqueio das saídas de emergência ou a falta de reuniões sobre a segurança.

Nenhuma acusação foi anunciada no caso, mas a tese de acidente parece prevalecer. Baldwin está em liberdade depois de ter sido interrogado.

Um juiz emitiu um mandado de busca que autoriza as forças de segurança a apreender equipamentos relacionados com as filmagens, assim como as armas e munições utilizadas como acessórios, e os figurinos usados pelo ator e o restante da equipe durante o incidente.

Uma campanha de arrecadação de fundos iniciada pelo sindicato dos diretores de fotografia para a família de Halyna Hutchins superou 180 mil dólares no domingo, muito acima da meta inicial de 10 mil dólares.

Tags

Autor