A cidade de Paracatu, em Minas Gerais, será palco do reencontro presencial da musicalidade mineira da Orquestra Ouro Preto com a poesia e a arte do pernambucano Alceu Valença em 20 de outubro, às 19h30, no Jóquei Club. A ocasião vai celebrar o aniversário de 223 anos do município.
Sob a regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo, direção de cena de Paulo Rogério Lage e arranjos de Mateus Freire, o repertório do projeto revive clássicos do cancioneiro de Alceu emoldurados pela música de concerto. Entre os destaques estão "Anunciação", "Tomara", "La Belle de Jour" e muitos outros sucessos que integram os dois volumes do projeto aclamado pelo público e pela crítica, "Valencianas".
Gravado em CD e DVD, "Valencianas" apresenta um recorte na biografia musical de Alceu Valença. Em 2015, o espetáculo foi consagrado com o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Em 2020, o projeto ganhou um segundo volume, gravado em Portugal. A partir de Valencianas, a música de Alceu Valença estabeleceu um diálogo definitivo com a música de concerto e expandiu ainda mais seu alcance e suas possibilidades.
"Estamos muito felizes de poder voltar aos palcos, com toda a segurança para o público, músicos e equipe, neste reencontro mais que especial com o talento gigantesco de Alceu Valença", comemora o Maestro Rodrigo Toffolo. "Valencianas é um projeto lindo, no qual tenho muito carinho e será uma alegria comemorar o aniversário da cidade de Paracatu ao lado da voz inconfundível desse ícone da música brasileira que é Alceu".
Assista um trecho do conceito Valencianas: