ARTES PLÁSTICAS

Morro da Conceição é tema de exposição do artista plástico Arnóbio Escorel

A exposição tem curadoria de Ana Cláudia Thorpe, jornalista e curadora de arquitetura e artes plásticas, e traz o cotidiano do Morro da Conceição

Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 02/12/2021 às 15:17 | Atualizado em 02/12/2021 às 15:56
Arnóbio Escorel com seu quadro da exposição "Morro da Conceição: vida e sentimento" - Divulgação

O Morro da Conceição é um território em que há uma efervescência cultural das mais variadas vertentes. O início de dezembro mostra a evidência do local, quando se celebra a Festa de Nossa Senhora da Conceição, no próximo dia 8. É nesse sentido que o artista plástico Arnóbio Escorel explora a sua primeira exposição individual com a mostra "Morro da Conceição: vida e sentimento", na Audi Center Recife, a partir desta quinta-feira (2).

A exposição tem curadoria de Ana Cláudia Torphe, jornalista e curadora de arquitetura e artes plásticas. A ideia da mostra vem da devoção do artista à Nossa Senhora da Conceição: ele nasceu no dia 8, grande dia da festa e da procissão do morro.

Nas obras de "Morro da Conceição", Arnóbio traduz o cotidiano, sentimentos e religiosidade da comunidade, ao retratar casas e escadarias com cores que dão vida àquele espaço. De certa forma, a exposição transforma um olhar sobre o Morro em um cotidiano comum à vida do povo brasileiro. 

Carreira

Apesar da paixão pelo Estado, Arnóbio Escorel nasceu em João Pessoa, em 1952, e veio morar no Recife aos 2 anos. Conheceu a arte aos 17 anos, quando frequentava o ateliê de José Tavares, em Olinda, local de encontro de outros grandes artistas.

Recentemente, ele teve sua arte divulgada no I Leilão Social, em formato híbrido, com sede em Brasília, através da exposição na Casa Albuquerque Galeria de Arte.

Já período crítico da pandemia, Arnóbio Escorel fez um quadro para a sua companheira, pintando o Morro da Conceição - tendo a igreja de Nossa Senhora como foco. As ideias foram surgindo, tendo a urgência de os seus insights em placas cortadas em MDF, as quais eram fornecidas pelo marceneiro que trabalhava numa reforma na sua casa. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS