O CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, chega ao Recife nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, com sessões no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte. A entrada é gratuita.
Serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o filme "Turma da Mônica - Laços" e um curta especial produzido por estudantes durante uma oficina com temática de sustentabilidade. Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade.
Na cidade de Recife, o projeto contempla a Oficinema Solar com a temática "Sustentabilidade e Vídeo-Movimento", que utiliza musicalidade e a dança afro, com crianças e jovens estudantes da rede pública, e será ministrada por Solange Ferreira, professora, arte-educadora, coreógrafa e bailarina, diretora da Cia Tribo e conselheira do Centro Cultural Africano.
O CineSolar funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
Confira a programação do CineSolar no Recife:
14h às 17h - Oficinema Solar: "Sustentabilidade e Vídeo-Movimento"
19h - Sessão curtas-metragens
20h - "Turma da Mônica - Laços"
SERVIÇO
CineSolar
Quando: quarta-feira (20)
Onde: Compaz Governador Eduardo Campos (Avenida Aníbal Benévolo, s/n - Alto Santa Terezinha)
Quanto: Gratuito