O tempo passa e é comum que algumas memórias sejam guardadas com afeto e todo mundo que viveu nos anos 1980 e 1990 pode lembrar com carinho da infância e de como era bom brincar na rua até anoitecer.
As brincadeiras populares dos anos 1980 e 1990 eram simples e não precisavam de muitos materiais para serem executadas, bastava apenas reunir alguns amigos da vizinhança para ter lazer garantido.
Nessa época não tinha tanta diversidade em conteúdos e equipamentos digitais e, por isso, as crianças precisavam usar a criatividade para se divertirem.
Da mente dos jovens saíam brincadeiras com corda, com bolinhas de gude, pequenas pedras, latas de condimentos e principalmente da própria imaginação.
Confira as 10 brincadeiras populares que com certeza marcaram a sua infância:
1. Pular elástico
Na brincadeira de pular elástico, dois jogadores ficam de frente um para o outro, em uma distância suficiente para o terceiro jogador pular o elástico.
Os jogadores que seguram o elástico definem os níveis de dificuldade.
O nível mais baixo é quando o elástico está preso no tornozelo, o nível mais alto é com o elástico preso aos ombros de quem está segurando, deixando ainda mais difícil para o jogador que deve pular.
2. Cabo de guerra
Para brincar de cabo de guerra é necessário reunir duas equipes de quantidade equivalente. Entre as equipes, é necessário tracejar uma linha centralizada no chão, para dividir os grupos oponentes.
Todas as pessoas das equipes devem segurar uma corda e fazer força para trás, puxando a corda com o objetivo de atrair os jogadores da outra equipe para que atravessem a linha centralizada no chão.
Vence o jogo a equipe que conseguir atrair todos os jogadores da equipe oponente para o seu lado da linha.
3. Dança das cadeiras
A dança das cadeiras é uma das competições mais divertidas, presente em festas infantis de pessoas no Brasil inteiro.
Na dança das cadeiras, um grupo de pessoas se reúne para ver quem consegue garantir seu espaço na brincadeira. Fica no jogo quem consegue sentar em uma cadeira livre.
A quantidade de cadeiras vai variando de acordo com o jogo, deixando sempre uma a menos da quantidade total dos participantes. Se 10 participantes forem brincar, devem ter 9 cadeiras no centro.
O objetivo da dança das cadeiras é eliminar aquele que não conseguir sentar a tempo da música parar e acaba ficando em pé.
4. Cinco marias
A brincadeira das cinco marias também pode ser conhecida por você como cinco pedrinhas, cinco bolinhas de gude ou cinco saquinhos e não há uma quantidade exata de participantes para jogar.
Para começar, é preciso jogar as cinco marias no chão e escolher uma delas que será jogada no ar.
Enquanto uma maria estiver no ar, o participante deve pegar uma pedrinha no chão, sem tocar nas demais.
A quantidade de pedrinhas a serem pegas no chão aumenta a cada jogada de uma maria para o alto.
O jogador perde a vez se não conseguir pegar nenhuma pedrinhas no chão ou não conseguir pegar a que estava caindo no ar.
Ganha o jogo quem conseguir pegar todas as marias sem errar.
5. Pique-esconde
O pique-esconde, ou esconde-esconde como também é conhecido, é uma brincadeira familiar até para as crianças das novas gerações.
A tradição do pique-esconde está presente em nossa infância desde os nossos primeiros meses de vida, quando os pais usam a brincadeira para nos distrair um pouco.
Nesse jogo, uma pessoa esconde o rosto e realizar uma contagem, que varia de acordo com o número de integrantes, enquanto os outros participantes se escondem.
Quando acabar a contagem, a pessoa vai procurar os participantes escondidos. Quando encontrá-lo, deve voltar ao lugar onde contou, o "pique", e dizer em voz alta o nome do participante encontrado e o lugar onde está escondido.
É possível também que os participantes escondidos toquem o pique e se identifiquem quando o jogador que está procurando se afasta do pique. A brincadeira acaba quando todos os participantes forem econtrados.
6. Queimada
A queimada é uma brincadeira esportiva para jogar em equipes, que faz parte da infância de muitas gerações.
É necessário dividir duas equipes em quantidades iguais e separar essas equipes em campos opostos, uma em frente a outra.
Entre os campos deve haver uma linha centralizada para definir o limite onde cada jogador pode se aproximar para atingir um jogador da equipe adversária.
O objeto utilizado para acertar o jogador da equipe oponente é uma bola de tamanho médio, que possa ser segurada com as mãos sem dificuldade.
Para eliminar um participante, basta atingir ele com a bola, sem que ele consiga agarrá-la.
A equipe vencedora é aquela que consegue eliminar todos os jogadores adversários.
7. Pular corda
Existem muitas formas diferentes para brincar de pular corda: dá para pular corda sozinho, com os amigos e até mesmo acompanhando o ritmo de algumas canções.
O mais legal de pular corda é que a diversão está sempre garantida, basta ter uma corda para girar ela através do corpo e putar quando a corda estiver chegando perto dos pés.
Músicas para pular corda
O Homem
"O homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e Senhores ponham a mão no chão
Senhoras e Senhores pulem num pé só
Senhoras e Senhores dêem uma rodadinha
E vá pro olho da rua"
Suco gelado
"Suco gelado
Cabelo arrepiado
Qual e a letra do seu namorado
A,B,C..."
Salada, saladinha
"Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, pimenta
Fogo, foguinho, fogão"
8. Telefone sem fio
A brincadeira do telefone sem fio era uma das mais queridas pelas crianças, porque não precisa de nenhum material, apenas a imaginação.
Para começar, é preciso que tenha de três a mais participantes, que devem ficar sentados um ao lado do outro. A criança de uma das pontas sussura uma frase no ouvido da criança que está ao seu lado e assim vai passando adiante.
Quando a mensagem chegar a criança da outra ponta, ela deve falar a frase ouvida em voz alta.
O objetivo do jogo é ver se a frase chega parecida com a frase inicial, já que quando passada de pessoa para pessoa, a mensagem pode acabar sendo modificada.
Essa brincadeira pode ainda ser disputada em equipes, vence a equipe que conseguir chegar ao final do jogo com a frase mais similar a frase inicial.
9. Rodar o pião
O pião é um brinquedo muito antigo e bastante querido pelas pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 1990, porque fez parte de sua infância.
O objeto é comumente feito de madeira, mas pode ser encontrado também de plástico. Tem um formato cônico, com uma ponta que pode ser de metal ou do mesmo material do corpo do brinquedo.
Para jogar o pião, basta enrolar o barbante no objeto e jogar o brinquedo no chão, em sentido diagonal.
10. Passa-anel
Para brincar de passar o anel é necessário reunir um grupo de pessoas com pelo menos 6 participantes e ter anel ou um objeto que imite o mesmo formato.
Um dos jogadores é escolhido para passar o anel pela mão dos outros participantes, escolhendo apenas um dos outros jogadores para entregar o anel.
O participante que estava passando o anel agora deve escolher outro jogador que não ficou com o anel para adivinhar quem pode estar com o anel.
O jogo acaba apenas quando o jogador acerta quem é a pessoa que está com o anel.
*Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.