Quando o Hemisfério Norte comemora o Halloween, o Brasil tem como data oficial o Dia do Saci-Pererê, uma das figuras e lendas mais famosas do folclore brasileiro.
De acordo com a tradição, o garoto negro de uma perna só que vive saltitando pela floresta cm seu gorro vermelho e cachimbo, e costuma pregar peças nas casas.
DIA DO SACI PERERÊ: Conheça história da lenda do folclore
Embora a lenda do Saci seja frequentemente ligada à cultura africana no Brasil, a origem é, na verdade, indígena - mais especificamente de índios do Sul do país.
Na versão tupi-guarani, o Saci era um indiozinho de cabelos vermelhos que tinha o poder de ficar invisível para confundir caçadores e proteger os animais da floresta.
Com a chegada dos africanos escravizados, houve uma remodelação da história. O Saci se tornou negro e passou a usar um cachimbo na boca.
Já o gorrinho é um elemento da cultura europeia, muito influente no período colonial no Brasil e inspirado nas toucas romanas (os pileis).
DIA DO SACI PERERÊ: Saiba a origem da data
Depois que o Halloween começou a ficar mais forte no Brasil, o Dia do Saci Pererê passou a ser uma opção para que a festa não deixasse de remeter à cultura brasileira.
Em 2003, foi apresentado ao Congresso Nacional um projeto de lei que estabelecia o dia do Saci, foi apresentado na Câmara dos Deputados.
O PL acabou sendo arquivado, mas a vontade de ressignificar o dia era tão grande que em alguns estados e municípios, o dia 31 de outubro virou o dia do Saci.
Até que em 2013, por meio da Comissão de Educação e Cultura, foi elaborado outro Projeto de Lei Federal, que institui o 31 de outubro como o Dia do Saci.
O Dia do Saci foi criado como movimento para defesa de mitos nacionais. A inciativa visa incentivar, principalmente as escolas para que adotem esse dia que valoriza a cultura do folclore brasileiro e ressalta, já que a cultura brasileira tem base na miscigenação de muitos povos.