Da AFP e Agência Brasil
O corpo da cantora Gal Costa, falecida nessa quarta-feira (9), será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital, nesta sexta (11), das 9h às 15h.
O enterro será fechado apenas para amigos próximos e familiares.
Gal Costa morreu em sua casa, em São Paulo, informou a assessoria de imprensa da artista em comunicado, sem especificar a causa do falecimento.
Gal Costa nasceu em Salvador em 1945, batizada de Maria das Graças Penna Burgos.
Fã de bossa nova desde a adolescência, Gal fez seu primeiro show em 1964, na inauguração do Teatro Vila Velha, na capital baiana, já ao lado de nomes que lhe fariam companhia ao longo da carreira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé.
Seu primeiro LP, Domingo, foi gravado em 1967, ao lado de Caetano Veloso e com produção de Dori Caymmi.
Luto na música brasileira por causa da morte de Gal Costa
A notícia inesperada chocou o mundo artístico, que prestava homenagens a ela.
"Muito triste e impactado com a morte de minha irmã gaúcha", tuitou Gilberto Gil, de 80 anos.
A cantora Maria Bethânia, amiga de Maria da Graça Costa Penna Burgos, nome de registro da artista popularmente conhecida como Gal, destacou o vazio que ela deixará para a música brasileira.
"Em choque, triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro, chora. Como eu", declarou Bethânia, em um vídeo compartilhado em seu Instagram.
Caetano Veloso, amigo desde a juventude e parceiro musical de Gal Costa, dedicou à artista uma mensagem em suas redes, destacando: "a emissão da voz em Gal já era música, independentemente do domínio consciente das notas. E isso fazia com que o espírito dela expressasse sutilezas, pensamentos, sentimentos, asperezas, doçuras, de modo espontâneo".
Nas ruas do Rio de Janeiro, transeuntes também ficaram consternados com a partida deste ícone da música.
"É uma artista muito importante não só para mim, mas para o Brasil e para o mundo todo. Foi uma perda irreparável, eu fiquei muito surpresa, ela estava em turnê... Vamos ter que chorar a saudade da Gal Costa, da voz da Gal Costa, da alegria da Gal Costa e da vida da Gal Gosta", comentou à AFP Rose Maria Farias, professora de 52 anos.
A artista tinha um filho adotivo de 17 anos, Gabriel, cujo interesse por um tipo de música mais popular inspirou seu último álbum "A Pele do Futuro", de 2018.