O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil neste domingo (20). Na data, a Articulação Negra de Pernambuco realiza a Marcha da Consciência Negra.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A comemoração da data foi instituída oficialmente pela lei nº 12.519, do dia 10 de novembro de 2011. O dia 20 de novembro é a data de morte de Zumbi dos Palmares e foi escolhida para reivindicar a figura histórica como símbolo de resistência do movimento antirracista brasileiro.
QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES? COMO ZUMBI DOS PALMARES MORREU?
Nascido em 1655 no Quilombo dos Palmares como um homem livre, Zumbi se tornou líder quilombola. Localizada na capitania de Pernambuco, a organização da qual fazia parte se tornou o quilombo mais longevo da história do Brasil.
Atualmente, o local é União dos Palmares, e está localizado no estado brasileiro de Alagoas.
Dia Da Consciência Negra: A Importância Desta Data
Devido a tentativa do Estado de destruir Palmares, Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695 enquanto lutava pela liberdade da população negra escravizada no País.
O mártir foi capturado após um de seus companheiros, Antônio Soares, revelar sob tortura o seu local de esconderijo.
Para o professor de História Wellington Estima, a morte física de Zumbi não é mais importante que a vida que o líder dos Palmares construiu. "Zumbi se tornou um ícone de resistência à escravidão e é um dos grandes símbolos do Brasil. Ele possui uma importância histórica muito grande", concluiu o especialista.
MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO RECIFE
Com o tema “Faremos Palmares de novo: educação, saúde, trabalho e poder ao povo preto”, a Marcha da Consciência Negra inicia sua concentração às 13h na Praça do Carmo, Centro do Recife.
Em reivindicação pelos direitos e fim do racismo, a manifestação conta com intervenções artísticas de poetas, artistas visuais e músicos negros pernambucanos. Um manifesto também será distribuído.
O tradicional Afoxé Alafin Oyó, reconhecido como um dos principais equipamentos aglutinadores da cultura preta no estado, também estará presente na marcha, junto à Batucada das Meninas, do Grupo Curumim.
"O 20 de Novembro surge com o objetivo de homenagear a luta de Zumbi e Dandara, personalidades reconhecidas enquanto líderes do Quilombo dos Palmares, mas também busca rememorar a milenar resistência das populações negras brasileiras, que há mais de 500 anos se articulam pelo fim do racismo institucional no país", explica a Articulação Negra de Pernambuco.
Ver essa foto no Instagram
ATICULAÇÃO NEGRA DE PERNAMBUCO
A Articulação Negra de Pernambuco (ANAPE) é uma rede de ativistas e organizações negras, que tem atuado no enfrentamento ao racismo no Estado. Criada em 2000, ficou ativa até 2010. Em 2019 a organização foi rearticulada e hoje conta com cerca de 30 coletivos, organizações e movimentos vinculados.
Sua atuação se dá através de denúncias, proposições e recomendações, colaborando para a formulação, execução e avaliação de políticas públicas racialmente justas, em que todas as vidas sejam valiosamente consideradas.
Serviço:
Marcha da Consciência Negra de Pernambuco
Data: 20/11 às 13h
Local: Na Praça do Carmo, Centro do Recife.