Os fãs de K-Pop foram surpreendidos com a notícia da condenação de Kris Wu, ex-integrante do grupo EXO. Ele foi sentenciado a 13 anos de prisão após uma estudante chinesa de 19 anos afirmar que ele a estuprou quando ela tinha 17 anos.
Depois de seu testemunho, outras vítimas acusaram a equipe de Wu de comportamento predatório, especialmente convidando-as para festas de karaokê. Os depoimentos desencadearam o movimento #Metoo na China.
Em anúncio, o Tribunal Distrital de Chaoyang, em Pequim, comunicou que a sentença se baseia em 11 anos e 6 meses de prisão por estupro e 1 ano e 10 meses pelo crime de encontrar pessoas com o propósito de cometer adultério. Por fim, no final de sua condenação, Kris será expulso da China.
Quem é Kris Wu?
Kris Wu é um canadense de 32 anos com ascendência chinesa.
Aos dezoito anos, Wu fez uma audição para o Global Audition canadense da S.M. Entertainment. Em janeiro de 2008, ele se mudou para a Coreia do Sul após passar nas audições e se tornou um trainee da empresa.
Em 2012, ele debutou no grupo de K-Pop EXO, que se tornou um dos grandes nomes artísticos do país. O primeiro álbum do grupo, o 'XOXO', teve mais de um milhão de cópias vendidas e o EXO chegou a ser descrito como "a maior boyband do mundo" pelas revistas Dazed e Vogue.
Apesar do sucesso, em 2014, Kris abriu um processo judicial para terminar seu contrato, declarando violação dos direitos humanos. Ele, então, saiu da banda para focar em sua carreira solo como ator, cantor e modelo.
Após a acusação do estupro, no entanto, marcas como Louis Vuitton, Bulgari, L'Oréal e Porsche, da qual ele era embaixador, suspenderam a colaboração com o cantor. Ele agora precisará cumprir a pena ditada pela justiça chinesa.