Faleceu, na última segunda-feira (28), o ator Clarence Gilyard Jr. aos 66 anos. De acordo com o NY Post, ele estava em tratamento de uma doença crônica ainda não divulgada ao público.
A morte foi confirmada pela Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, onde Clarence atuava como professor de cinema e teatro na Faculdade de Belas Artes.
"É com profunda tristeza que compartilho esta notícia. Seus alunos foram profundamente inspirados por ele, assim como todos que o conheceram. Ele tinha muitos talentos extraordinários e era extremamente conhecido na universidade por sua dedicação ao ensino e suas realizações profissionais", disse a reitora em comunicado oficial.
Carreira Artística
Gilyard começou a se destacar como ator no início da década de 1980, quando participou de 20 episódios da série 'CHiPs'. Posteriormente, ele fez um papel pequeno em 'Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua' e seguiu para as duas maiores produções da sua carreira: 'Top Gun' e 'Duro de Matar'.
No filme protagonizado por Tom Cruise, ele interpretou o piloto de caça Marcus Sundown Williams. Já em 'Duro de Matar', o ator deu vida ao hacker Theo.
Entre 1988 e 1993, Clarence voltou à TV como o detetive particular Conrad McMasters em 85 episódios da série 'Matlock'.
Na década de 90, ele passou a trabalhar ao lado de Chuck Norris em 'Chuck Norris: O Homem da Lei'. Foram 196 capítulos como Jimmy Trivette até a série ser cancelada em 2001.
Depois disso, Gilyard chegou a fazer algumas aparições esporádicas nos filmes da franquia religiosa 'Deixados Para Trás' (2000, 2002) e em títulos como 'Uma Questão de Fé' (2014).
Os seus anos finais foram como professor de cinema e teatro, em que ele ensinou e inspirou diversos alunos com seu carisma e suas realizações artísticas.