Entre os recentes lançamentos da Netflix em seu catálogo, 'Wandinha' ganha destaque com o seu número de espectadores fanáticos pela nova produção derivada de 'A Família Addams'.
Apesar de muitas pessoas já conhecerem a famosa família sombria, alguns não sabem a origem do nome de 'Wandinha', que tem uma tradução bem diferente da sua nomenclatura em inglês 'Wednesday'.
Veja abaixo o motivo da curiosa mudança de nome e por que a versão de Jenna Ortega como a personagem ganhou tantos admiradores.
- WANDINHA NETFLIX: QUEM É O MONSTRO DE WANDINHA? Veja TEORIAS sobre os mistérios da possível SEGUNDA TEMPORADA e hyde adormecido
- WANDINHA: Jenna Ortega fala sobre série da Netflix na CCXP 2022; veja o que se sabe sobre a segunda temporada de Wandinha
- NETFLIX: Wandinha leva humor ácido e sombrio ao ensino médio
Qual a origem do nome Wednesday?
Em países de língua inglesa, a personagem se chama Wednesday, que significa 'quarta-feira' em português.
No primeiro episódio da série da Netflix, Mortícia (Catherine Zeta-Jones) explica que o nome foi inspirado em uma cantiga infantil. “O nome dela vem de uma frase do meu poema infantil favorito. Wandinha é só desgosto”, disse a matriarca.
A obra em questão foi publicada em 1838 e define as crianças com base no dia da semana em que elas nasceram.
“A criança da segunda-feira é bonita
A criança da terça-feira é cheia de graça
A criança da quarta-feira é cheia de aflições
A criança da quinta-feira vai longe
A criança da sexta-feira é amável e generosa
A criança do sábado trabalha tudo para viver
E a criança nascida no dia de sábado
É bonita e alegre, boa e feliz”
Na série, Wandinha diz que apesar de se chamar 'quarta-feira', ela nasceu numa sexta-feira 13 - o que explica sua personalidade. Porém o seu nome é de outro dia da semana pois, segundo a cantiga, "a criança da quarta-feira é cheia de aflições" - ou, na mesma tradução, cheia de desgosto.
Série WANDINHA tem RECORDE de audiência
Por que é Wandinha e não Quarta-Feira?
A primeira tradução do nome da personagem foi em 1965, na primeira versão brasileira de 'A Família Addams'. Ela foi chamada de 'Vandinha', adaptada para maior compreensão do público. O dia da semana, por outro lado, não faria sentido para os telespectadores do país.
Na série da Netflix, o streaming trocou a letra 'V' pela 'W' para que seja mais parecido com o nome original.
“É uma questão histórica, da nossa memória afetiva. É Wandinha desde sempre, então nada mais justo do que ser agora também. Também vi como foi traduzido para outros países, e aqui qualquer pessoa pensa em Família Addams quando ouve este nome”, falou Felipe Drummond, o diretor de dublagem de 'Wandinha', em entrevista ao jornal Metrópoles.
Outras personalidades da família também ganharam outros nomes no Brasil. 'Uncle Fester' virou o 'Tio Chico' e 'Pugsley' passou a ser 'Feioso'. O amado mascote 'Mãozinha' não é 'Little Hand' em inglês, e sim 'Thing' (que significa 'coisa').
Qual a história de Wandinha?
A série explora a adolescência de Wandinha, célebre integrante da Família Addams. Ela começa a estudar na Academia Nevermore e aprende a lidar com suas habilidades paranormais enquanto investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade.
Jenna Ortega, que interpreta Wandinha, está sendo bastante elogiada pela sua atuação. Ela conseguiu adaptar a personagem aos dias atuais e a transformou em alguém sombria e excêntrica, mas também muito amada e empática - pelo menos do seu jeito.
A produção estreou em primeiro lugar com um recorde de 341,23 milhões de horas assistidas em mais de 50 milhões de residências e agora é a série em inglês com mais horas assistidas em uma semana na Netflix.