O HOMEM DA MEIA NOITE 2023

HOMEM DA MEIA NOITE 2023: conheça a história do calunga que arrasta multidões no CARNAVAL DE OLINDA

Criado em 1932 pelo marceneiro Benedito Bernardino da Silva e talhado pelo pintor Luciano Anacleto Goes, o Homem da Meia-Noite leva o título de boneco gigante mais antigo do carnaval olindense.

Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 18/02/2023 às 21:37 | Atualizado em 18/02/2023 às 21:38
Trajado de fraque, cartola e uma gravata borboleta, o calunga de 91 anos arrasta uma multidão de foliões há gerações pelas ladeiras de Olinda. - FÁBIO COSTA/JC IMAGEM

Para alguns, ele é apenas um boneco gigante, mas, para outros, o Homem da Meia-Noite é quase um ser sobrenatural que justifica gestos de oferenda e de alegria na madrugada do sábado de Zé Pereira (18) para o domingo de carnaval. 

Trajado de fraque, cartola e uma gravata borboleta, o calunga de 91 anos arrasta uma multidão de foliões que aguardam ansiosos pela saída do bloco pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda há gerações.

CALUNGA Homem da Meia Noite substituiu a transmissão ao vivo, que faria hoje, por um material gravado - FRANCISCO JÚNIOR/INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Criado em 1932 pelo marceneiro Benedito Bernardino da Silva e talhado pelo pintor Luciano Anacleto Goes, o Homem da Meia-Noite leva o título de boneco gigante mais antigo do carnaval olindense

Com seus 4 metros de altura e um sorriso galanteador, o bloco do Homem da Meia-Noite surgiu com o intuito de rivalizar com Cariri Olindense, uma das troças mais antigas do carnaval de Olinda, da qual Benedito, Luciano e mais 4 pessoas eram ex-integrantes. 

O nome do calunga é bastante intuitivo. Diferente dos rivais, que saíam pelas ruas a partir das 5h da manhã, o bloco do boneco gigante se propunha a ser o primeiro a agitar as ladeiras de Olinda, saindo pontualmente à 0h.

CURIOSIDADES SOBRE O HOMEM DA MEIA-NOITE

BLOCO O HOMEM DA MEIA-NOITE - CARNAVAL 2023

Após dois anos sem carnaval, o Homem da Meia-Noite volta a desfilar pelas ladeiras de Olinda na madrugada do sábado de Zé Pereira, marcando o início do domingo de carnaval.

A saída do bloco vai acontecer à 0h, na Rua do Amparo, no bairro de mesmo nome, em Olinda. 

O bloco irá percorrer várias ruas e ladeiras do centro histórico de Olinda, acompanhado por uma orquestra de frevo e uma multidão de apaixonados pelo boneco gigante. 

Leia Também

Confira a programação completa para a noite de carnaval em Olinda: 

Blocos:

Polos e shows

Polo Erasto Vasconcelos (Praça do Carmo)

Polo Guadalupe

Polo Mestre Afonso (Varadouro)

Polo Rio Doce (Vila Olímpica)

Polo do Afoxé (Sede do Afoxé Alafin)

TRANSMISSÃO do Sábado de Zé Pereira no CARNAVAL DO RECIFE 2023

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS