Cantora

FOTOS MARÍLIA MENDONÇA: o que é VILIPÊNDIO DE CADAVER? Entenda e saiba quem deve ser responsabilizado

O caso das fotos do IML da cantora Marília Mendonça geraram uma discussão sobre o crime cometido pelo teor das imagens divulgadas.

Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 14/04/2023 às 19:38 | Atualizado em 14/04/2023 às 19:41
Suspeito de vazar fotos da cantora Marília Mendonça no IML é preso em Santa Maria, Distrito Federal - Divulgação/Guga Matos

Desde a última quinta-feira (13), quando fotos da autópsia da cantora Marília Mendonça vazaram na internet, há uma discussão enorme na internet sobre os crimes que foram cometidos por quem divulgou as fotos de forma ilegal.

A mãe de Marília Mendonça, Ruth Dias, divulgou um vídeo falando da exposição do corpo de Marília e pediu que não fossem compartilhados qualquer conteúdo:

"A família está chocada com tanta monstruosidade. Esses monstros que fizeram isso não me surpreendem, porque eles já haviam feito outra vez", disse Ruth.

Ruth Dias é mãe de Marilia Mendonça - Reprodução

"O que está faltando é lei. Está faltando justiça. Redes sociais não podem ser terra sem lei. São delinquentes que não respeitam a memória da pessoa que se foi e também não respeitam a família!", continua.

O advogado da cantora, Robson Cunha, entrou em contato com as autoridades para investigar o caso.

Leia Também

O QUE É VILIPÊNDIO DE CADÁVER?

De acordo com o art. 212 do Código Penal, o vilipêndio de cadáveres é considerado crime contra o respeito aos mortos.

A pena para esse tipo de crime é de 1 a 3 anos de reclusão, além de pagamento de multa. Vilipendiar é uma ação de fazer com quem alguém seja humilhado, desvalorizado.

O crime também é aplicado quando se tem cinzas da pessoa falecida.

No caso das fotos de Marília Mendonça, o fato de terem sido divulgadas mostra o desrespeito com o corpo, o que pode caracterizar o crime.

O QUE A POLÍCIA JÁ SABE?

De acordo com informações do G1, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) abriu um procedimento administrativo para verificar como as imagens do laudo de necropsia da cantora Marília Mendonça foram parar na internet.

Segundo a PCMG, o sistema onde todos os documentos são armazenados é auditável, ou seja, a verificação de quem acessou fica salva no sistema, facilitando a investigação.

Marília Mendonça - Reprodução

FOTOS DE MARÍLIA MENDONÇA: compartilhar imagens do IML é crime 

Confira nota oficial da equipe de Marília Mendonça

“Estamos todos chocados, só em imaginar a possibilidade de algo desta natureza existir, e de pessoas capazes de divulgar este tipo de conteúdo.

Robson Cunha, advogado da cantora já está em contato com as autoridades e irá tomar as devidas medidas para punir os responsáveis. Por aqui não só estamos pedindo, mas suplicando para que não compartilhem este material.

Temos certeza que todos fãs ou não fãs de Marília Mendonça querem nutrir a imagem do sorriso largo da cantora, de sua voz marcante e de sua figura única em carisma e autenticidade.

Contamos com todos vocês para denunciar e não compartilhar o conteúdo”.

Leia Também

Marília Mendonça faleceu no dia 5 de novembro de 2021 - Reprodução / Instagram

FOTOS MARÍLIA MENDONÇA: imagens da artista no IML vazam e FAMÍLIA toma providência 

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS