FERIADO DE TIRADENTES

TIRADENTES: conheça a história de Tiradentes e por que 21 de abril é feriado nacional?

Dia 21 de abril é feriado nacional, conheça a história de Tiradentes

Cadastrado por

Camila Mendonça

Publicado em 21/04/2023 às 7:00
Arte. A leitura da sentença de Tiradentes - Pintura de Leopoldino Faria, 1921

No dia 21 de abril é comemorado o feriado de Tiradentes que é considerada uma data importante para a história brasileira.

Mas, muitas pessoas ainda desconhecem quem foi Tiradentes e o motivo deste dia ser considerado feriado nacional.

QUEM FOI TIRADENTES?

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um líder muito importante durante a luta pela independência do Brasil.

Tiradentes nasceu em Minas Gerais em 1746, durante a época do Brasil Colonial, se tornando um dos principais símbolos da resistência ao domínio português no país. A participação de Tiradentes na Inconfidência Mineira foi primordial para a organização do movimento.

No ano de 1789, Tiradentes liderou um grupo de conspiradores que planejavam uma revolta contra o domínio português em Minas Gerais, com o propósito de proclamar a independência do Brasil. O plano incluía a criação de uma república, a implantação de um sistema de educação e a libertação dos escravos.

POR QUE TIRADENTES É FERIADO NACIONAL?

O dia de Tiradentes, celebrado todos os anos no dia 21 de abril, é considerado feriado nacional como uma homenagem ao dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier. O líder Tiradentes foi enforcado, esquartejado e decapitado no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1890, após a Proclamação da República, foi quando 21 de abril passou a ser comemorado em homenagem à morte de Tiradentes. Em 1965, Tiradentes se tornou patrono cívico da nação brasileira, pela Lei nº 4.897.

Leia Também

Conversa sobre Joaquim - Filme / JC + Cinema

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS