RITA LEE

MORRE RITA LEE: Rainha do Rock se despede aos 75 anos; confira causa

Rita Lee morreu nesta segunda-feira (8), em São Paulo; artista enfrentou um câncer de pulmão a partir de 2021

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 09/05/2023 às 11:07 | Atualizado em 09/05/2023 às 12:50
Rita Lee morreu aos 75 anos - INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

A cantora Rita Lee, considerada Rainha do Rock brasileiro, morreu na última segunda-feira (8). Ela estava em sua casa, em São Paulo, com a família.

A artista recebeu um diagnóstico de câncer de pulmão em 2021. Ela passou por tratamentos e, a partir de abril de 2022, a doença entrou em remissão.

Rita vivia em casa. Em abril deste ano, a cantora apareceu em imagens assistindo ao programa em sua homenagem no "Altas Horas", da Globo. A nota oficial divulgada nas redes sociais da cantora, no entanto, não afirmou qual é a exata causa da morte.

 

Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee Jones se tornou um dos símbolos do rock nacional com as bandas Os Mutantes, Tutti Fruti e em carreira solo.

VELÓRIO

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, na quarta-feira (10), das 10h às 17h. Seguindo a vontade da cantora, o seu corpo será cremado. A cerimônia será particular.

CARREIRA

A chamada "Rainha do Rock" chegou a vender algo como 55 milhões de discos, ficando atrás apenas de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves.

Surgida na psicodelia tropicalista ao lado dos Mutantes (1966-1972), de Sergio Dias e Arnaldo Baptista, Rita migrou para um rock and roll mais ortodoxo no passo seguinte, ao lado do grupo Tutti Frutti (1973-1978), para, em seguida, partir para um som mais radiofônico, pop e latinizado com Roberto de Carvalho.

Com isso, abriu três frentes distintas e poderosas de público, não necessariamente complementares. Há os fãs da Rita seminal dos Mutantes, os fãs da Rita rock raiz e os fãs da Rita de Roberto. E há os fãs de todas as Ritas.

A Rita persona extra artística também ganhou respeito e admiração por sua coerência entre o que cantava, o que dizia e o que fazia.

Para saber o que ela pensava, no amor e fora dele, basta ouvir canções como Ovelha Negra, Mania de Você, Lança Perfume, Agora Só Falta Você, Baila Comigo, Banho de Espuma, Desculpe o Auê, Amor e Sexo, Reza, Menino Bonito, Flagra ou Doce Vampiro, entre muitas outras que se tornaram temas de novela, comerciais e hits de rádio FM.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS