A morte da cantora Rita Lee, 75, deixou o Brasil em luto. A vida e carreira da artista ficou marcada na história do país devido a suas obras icônicas.
Um dos momentos marcantes da carreira de Lee foi sua passagem pelo grupo Os Mutantes, o trio de rock psicodélico foi uma das referências a "Tropicália" - um movimento libertário que revolucionou a música brasileira durante a Ditadura Militar (1964-1985).
No entanto, a polêmica Rita foi expulsa do grupo. Veja abaixo:
MORTE RITA LEE
O governo decretou nesta terça-feira (9) três dias de luto oficial pela morte de Rita Lee, ícone do rock brasileiro e compositora de músicas que se tornaram símbolos feministas.
-
IDADE RITA LEE E ROBERTO CARVALHO: Saiba QUEM É O MARIDO DE RITA LEE; Veja informações sobre ROBERTO CARVALHO -
EPITÁFIO DE RITA LEE: Saiba o que Rita Lee disse que queria no epitáfio; Veja informações sobre o velório de RITA LEE nesta quarta-feira (10/05) -
Filho de Rita Lee desabafa após morte da rainha do rock: 'Eu perdi a minha mãe. Mas você é eterna'
A artista, diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, morreu "em sua residência em São Paulo, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", diz um um comunicado publicado em sua conta no Instagram.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias por aquela que considerou "um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira".
RITA LEE: Veja 6 CURIOSIDADES SURPREENDENTES que você ainda não SABE
RITA LEE EXPULSA DOS MUTANTES?
O grupo Os Mutantes (lançado em 1966) era composto pelo baixista e vocalista Arnaldo Baptista, o guitarrista e vocalista Sérgio Dias, o baterista Dinho Leme e o baixista Liminha.
O grupo lançou álbuns icônicos como “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, em 1970, e "Jardim Elétrico”, em 1971.
Em sua autobiografia Rita Lee narrou o momento em que foi expulsa da banda:
"Chego ao ensaio e me deparo com um clima tenso/denso. Até que o Arnaldo quebra o gelo, toma a palavra e me comunica (...): ‘A gente resolveu que a partir de agora você está fora dos Mutantes porque nós resolvemos seguir na linha progressiva-virtuose e você não tem calibre como instrumentista'".
Em entrevista a Bruna Lombardi em 1992, a cantora definiu o momento como "um final meio trágico, esquisito e injusto."
"A verdade é que éramos todos muito loucos. Muita gente pirava", declarou a cantora.