Nesta sexta-feira (2), é vivenciado o Dia Internacional das Prostitutas, e para lembrar essa data, a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS) realiza a Feira de Saúde e Beleza, no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, a partir das 14h.
Na ocasião, serão ofertados gratuitamente diversos serviços como:
- Emissão de RG,
- Emissão de registro de nascimento, casamento e óbito
- Entrega de preservativos e géis lubrificantes
- Orientações sobre Tuberculose,
- Oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP),
- Orientação jurídica e de assistência social,
- Atualização de cartão de vacinas,
- Divulgação da Plataforma de Denúncias contra Crimes de LGBTFOBIA do Recife.
Além disso, uma oficina de turbante e recital de poesias também será realizada, às 18h, com falas políticas dos diversos parceiros da iniciativa.
A coordenadora da APPS, Vânia Rezende, descreve a importância do evento para a classe das trabalhadoras do sexo.
“Esse dia é muito importante para dar visibilidade ao movimento de prostitutas para o reconhecimento, porque apesar da gente ter a profissão mais antiga do mundo, ela ainda não é regulamentada. A ação quer mostrar a questão da luta por direitos, pois trabalho sexual é trabalho”, afirmou Vânia, prostituta que atua há 20 anos no movimento.
O Dia Internacional da Prostituta - É uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração.
O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 150 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação.