O fechamento por tempo indeterminado do Cinema São Luiz, no Centro do Recife, motivou a realização de um evento neste sábado (10), a partir das 15h, em frente à histórica sala de cinema de rua. O equipamento é gerido peloo Governo de Pernambuco, através da Secult/Fundarpe.
O evento irá cobrar "a solução imediata para a situação de abandono que o icônico Cinema São Luiz se encontra", diz o texto da organização. Localizado na Rua da Aurora, o espaço completou 1 ano fechado em maio.
"Com a proposta de um abraço simbólico ao redor do prédio histórico, a comunidade local e amantes da cultura em geral se unirão em uma demonstração de força e amor pelo Cinema São Luiz. O objetivo é mobilizar a sociedade para que o governo tome medidas efetivas e restaure esse importante patrimônio cultural", continua o conteúdo.
O ato contará com apresentações musicais de artistas como Isaar, Isadora Melo, Mayara Pera, PC Silva e Marcello Rangel, além da projeção de filmes que marcaram época; uma roda de poesia com Giuseppe Mascena, Maria Laura Catão, Netinho Batista, Kerlle de Magalhães e Iyadirê Zidanes. O evento também terá troca-troca de livros.
O que aconteceu com o São Luiz?
O Cinema São Luiz foi fechado para uma reforma realizada pela Secult-PE/Fundarpe. A sala recebeu obras estruturas estimadas em R$ 1,3 milhão, com enfoque na modernização do sistema de climatização e na instalação elétrica.
A previsão de reabertura seria para o final daquele ano, o que não ocorreu, visto que foram encontradas novas situações pela empresa responsável pela obra.
Em março, em nota ao JC, a Fundarpe explicou que, após as chuvas no Recife em fevereiro, "houve vazamento generalizado no sistema de captação de chuva do telhado do equipamento cultural, acarretando um transbordamento de calhas e colapso no sistema de esgotamento de águas pluviais, com consequente comprometimento de pontos da fixação do forro em gesso ornamentado, que agravaram o risco de desprendimento de partes dessas peças".
A Fundarpe reforçou "que já está em elaboração um projeto de reestruturação que vai permitir, após processo licitatório para execução das obras, o redimensionamento das tubulações do sistema de esgotamento de águas pluviais (tubulações e calhas, rufos e cumeeiras) e reforço do sistema de fixação do forro em gesso. Apenas depois disso será possível reabrir o cinema".
Em maio, o Governo do Estado fez uma contratação emergencial, via dispensa de licitação, para resolver um dos maiores problemas do tradicional espaço. O objeto da dispensa é "contratação de empresa de engenharia para execução de serviços emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais do Cinema São Luiz".
SERVIÇO
Evento em prol da reforma e reabertura do Cinema São Luiz
Quando: 10 de junho, a partir das 15h
Onde: Em frente ao Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista)