Na tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos encontrou destroços nas áreas de busca pelo submarino Titan, desaparecido enquanto fazia uma expedição pelo Titanic.
Segundo a Guarda Costeira, os destroços foram encontrados por uma das sondas que fazem as buscas, perto de onde estão os restos do Titanic.
Confira na matéria abaixo as últimas notícias sobre o caso.
DESTROÇOS ENCONTRADOS
A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (22) que destroços foram encontrados por um robô na área de busca do submersível que desapareceu no domingo com cinco pessoas a bordo, quando se dirigia para visitar os destroços do Titanic no Atlântico Norte.
"Um campo de destroços foi descoberto na área de busca por um ROV (veículo de controle remoto) perto do Titanic", anunciou a Guarda Costeira em sua conta no Twitter.
"Os especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", acrescentou.
É importante ressaltar que ainda não se têm a confirmação de que os destroços encontrados são realmente do Titan, submarino desaparecido desde o último domingo (18).
Às 16h (horário de Brasília) desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira planeja conceder uma coletiva de imprensa em Boston, centro de operações dessa operação que envolve diversos países.
SUBMARINO DESAPARECIDO: ENTENDA O CASO
No último domingo (18), uma expedição de turismo para ver os destroços do famoso Titanic, a bordo de um submarino, chamado Titan e operado pela empresa norte-americana OceanGate Expeditions, desapareceu no Oceano Atlântico.
Os destroços do Titanic estão localizados a cerca de 700 km ao sul de St John's, Newfoundland, no Canadá.
As equipes de resgate estão correndo contra o tempo para tentar localizá-lo porque o oxigênio deve durar, no máximo, até a manhã desta quinta-feira (22).
SUBMARINO DESAPARECIDO: quais são os sintomas que os tripulantes poderiam estar enfrentando nas últimas horas com oxigênio?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MARINHA DÁ DECLARAÇÃO SOBRE AS BUSCAS
Nesta quinta-feira (22), a Marinha dos Estados Unidos informou que os sons detectados pelas equipes de resgate que tentam encontrar o submarino desaparecido perto dos destroços do navio Titanic eram apenas "ruídos de fundo do oceano".
Em entrevista à emissora Sky News, o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, afirmou que os oficiais continuam suas análises, mas acrescentou que não esperará por um relatório completo para intervir.
As autoridades, que estão responsáveis pelas operações de resgate, continuarão procurando todas as "informações disponíveis" sobre os sons subaquáticos detectados nesta semana.
COMO ESTÃO OS PASSAGEIROS DO SUBMARINO AGORA? VEJA PROJEÇÃO
Segundo previsão da Guarda Costeira dos Estados Unidos, o oxigênio presente no interior do submarino teria chegado ao fim na manhã desta quinta-feira (22).
A embarcação teria autonomia para apenas 96 horas com oxigênio, prazo que se encerrou por volta das 7h de hoje.
Na última quarta-feira (22), o capitão aposentado da Marinha dos Estados Unidos, David Marquet, fez uma projeção de como os passageiros do submarino poderiam estar diante da situação.
"Eles estão em temperaturas congelantes. A água que está em torno do navio está em temperatura de congelamento ou pouco abaixo. Quando eles expiram, seu respirar condensa. Há gelo dentro de partes do submarino. Eles estão abraçados tentando conservar o calor de seus corpos. O oxigênio está acabando e eles estão expirando dióxido de carbono", disse Marquet.