MORTE

Morre José Carlos Mendonça, o 'Pinga', produtor de shows que marcou época no Nordeste

Em vida, o sergipano dizia ter realizado cerca de 15 mil shows; no Recife, produziu os shows internacionais de Julio Iglesias, Menudo, A-ha, Donna Summer e mais

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/09/2023 às 14:50 | Atualizado em 25/09/2023 às 16:47
 Produtor de eventos José Carlos Mendonça, o Pinga
Produtor de eventos José Carlos Mendonça, o Pinga - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM

O produtor de eventos José Carlos Mendonça, conhecido como "Pinga", morreu nesta segunda-feira (25), aos 83 anos. Ele faleceu de causas naturais em sua casa no Recife, informou a família.

O corpo será levado para Aracaju, com velório marcado para a noite desta segunda. O sepultamento será realizado na terça-feira (26), às 11h, também na capital sergipana.

Natural Propriá, cidade do Sergipe localizada nas margens do Rio São Francisco, Pinga marcou época na produção de grandes eventos musicais no Nordeste.

No seu estado de origem, José Carlos produziu eventos de artistas como Maria Bethânia, Chico Anysio e Roberto Carlos. Mas foi no Recife que ele produziu os seus principais shows, sobretudo com artistas internacionais.

Em vida, o sergipano dizia ter realizado cerca de 15 mil shows. Apenas com Roberto Carlos foram 285 shows - dos quais 33 passaram pelo Recife.

"Pinga construiu sua trajetória colocando Pernambuco e o Nordeste no caminho de grandes shows, com nomes de referência, como Roberto Carlos. Eu, especialmente, tinha por ele amizade e admiração grande por sua dedicação e contribuição ao mundo artístico. Sempre valorizando aqueles que levam entretenimento para um grande público", disse João Carlos Paes Mendonça, presidente do SJCC, em nota.

Shows internacionais

Pinga com Julio Iglesias - Pinga com Julio Iglesias

O primeiro show gringo produzido por Pinga foi o de Julio Iglesias, em 1988, no Geraldão, na Zona Sul do Recife. "Foi um momento memorável. Eu perguntei: 'o que é você quer colocar no camarim?'. Ele disse: 'Nada. Eu vim para cantar, não vim para ficar no camarim. Eu só quero água'", recordou em entrevista concedida por telefone, em 2021.

"Ele era louco para conhecer Reginaldo Rossi. Eu disse isso para Reginaldo, e Julio o convidou para o show. Foi muito interessante."

Seguiram shows do Menudo, A-ha, Information Society, Donna Summer e Faith No More - todos realizados entre o final dos anos 1980 e começo dos anos 1990.

O primeiro show do Menudo, inclusive, registrou um recorde no Recife, com quase 40 mil pagantes no Arruda, sendo o primeiro show realizado em um estádio de futebol em Pernambuco.

Sobre Faith No More, uma curiosidade: após descobrir a tradução do nome da banda (uma expressão próxima de "sem fé"), Pinga se arrependeu de ter produzido o show.

Recife

PARCERIA Pinga e o ídolo Roberto Carlos construíram admiração mútua - ACERVO PESSOAL

José Carlos Mendonça morou no Recife por 35 anos. Desde 2015, também viveu na Praia do Forte, no litoral da Bahia. Contudo, costumava voltar para Pernambuco e ficar em uma casa localizada em Aldeia, na cidade de Camaragibe.

Ele voltou a morar na capital pernambucana em 2022. A partir dos anos 2000, Pinga parou de realizar shows internacionais por conta da dificuldade na conversão das moedas.

"Eu não sai definitivamente [do ramo de eventos]. Se fosse para começar agora, eu não iria de forma alguma. Tem muito aventureiro no ramo. Não cito nomes porque não é ético", finalizou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS