O pós-carnaval do cantor, compositor e produtor musical recifense Barro já começou com o lançamento de uma parceria com o paraibano Chico César, em "Vira-lata Caramelo". O single foi lançado na quinta-feira (22), sucedendo "Deixa Acender", parceria com a baiana Rachel Reis. O disco completo será lançado ainda no primeiro semestre.
Chico César e Barro se aproximaram em 2022, quando Chico e Mariana Aydar gravaram "O Futuro Já Sabia", composição de Barro e Ed Staudinger. "Foi uma honra enorme para mim ter uma música cantada por ele e Mariana. Chico é um grande ídolo que influenciou demais o meu trabalho e que acompanho há bastante tempo", conta Barro.
O resultado dessas conexões está registrado em "Vira-lata caramelo": uma união de gerações que traz a troca entre estados vizinhos Pernambuco e Paraíba, com composição assinada por Barro juntamente com Guilherme Assis e Juliano Holanda.
Com atmosfera leve e praiana, o single traz a pulsação do reggae, também presente na obra de Chico César, com referências às raízes nordestinas por meio do triângulo e percussões. Barro descreve como uma sonoridade "que tem a ver com o vira-lata, isso de receber várias identidades e DNAs, e produzir uma síntese". O resultado é uma música brasileira, especialmente nordestina, e que abraça referências sonoras de forma harmônica.
O vira-lata caramelo
Quando um vira-lata caramelo invadiu o show da Marina Sena em Recife em 2023, não demorou muito para que a cena virasse meme, e se juntasse a outras milhares de brincadeiras feitas com o cão. Barro viu no simpático cachorro um símbolo que representava muito do Brasil: não somente o comportamento social solto, de estar em todos os lugares, mas também como resultado de uma série de fusões.
"Pensei muito sobre esse aspecto da gente conseguir receber tantas influências, tantas fusões e contaminações culturais, e também o comportamento mais solto", explica o artista.
"Isso me chamou a atenção. Acho que nossa cultura tem essa capacidade de fundir muitas coisas, de ser miscigenada. É um processo doloroso, complexo e difícil, mas que em momentos como o Carnaval, nos faz entender a potência que isso pode atingir. E o vira-lata caramelo é essa figurinha que sintetiza um pouco disso", explica o artista.
Ascenção
Com sonoridade pop brasileira, mas apontando para uma contemporaneidade urbana, Barro vem conquistando espaço no cenário musical. Como produtor, também assinou trabalhos para Lenine, Céu, Mariana Aydar, Anna Setton, Uana, Martins, Jáder e Johnny Hoocker.
Como compositor, tem músicas interpretadas por Chico César, Mariana Aydar, Lenine, Duda Beat, Romero Ferro, Rachel Reis, Aíla, Felipe Cordeiro e Uana. Ainda soma feats com Illy, Luísa Nascim, Felipe Cordeiro, Vincee, Anna Setton; com os Catalina García (Colômbia); Tony Canto, Plastica e Elasi da Itália.
Ele marcou presença em importantes festivais e palcos como Auditório Ibirapuera (SP), Festival Bananada (GO), Festival Vento (SP), Festival Coquetel Molotov (PE), SIM São Paulo, Festival do Sol (RN), Circo Voador (RJ), Sesc Pompéia (SP), Dia da Música (SP), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Festival COMA (BSB), Porto Musical, além de duas turnês na Itália.