Grandes nomes do teatro musical brasileiro celebram o encerramento do Mês da Mulher no Recife com o espetáculo "Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo", em cartaz no Teatro RioMar, Zona Sul, da sexta-feira (29), ao domingo (31).
O elenco é formado por nomes como Sabrina Korgut, Ivanna Domenyco, Jullie, Débora Pinheiro, Chelle, Lola Borges e a pernambucana Diva Menner, revelada para o país no The Voice Brasil. Juntas, elas realizam uma viagem no tempo no tempo por meio da música.
Linguagem e repertório
Assistido por mais de 100 mil pessoas em 2023, o musical é uma criação de Frederico Reder e Marcos Nauer, responsáveis pelos sucessos "60! Década de Arromba", "70! Década do Divino Maravilhoso" e "80! A Década do Vale Tudo".
O estilo adotado para "Elas Brilham" mescla linguagens de documentário, teatro e música para contar grandes acontecimentos ao longo da história da humanidade.
O repertório musical vai do soul de Aretha Franklin ao rock de Rita Lee e Tina Turner; do talento de Elis Regina às composições autorais de Dona Ivone Lara; da voz eterna de Whitney Houston ao pop da Madonna; do feminejo de Marília Mendonça às novas vozes que continuam a embalar o mundo.
Tecnologia e história
Além de conta as histórias dessas grandes mulheres, as artistas levam o espectador a diferentes épocas, como a era de ouro do rádio brasileiro, passando por gêneros como MPB, samba, jazz, rock e blues, chegando até aos dias atuais com o pop de Anitta, Iza e Beyoncé. Para isso, o espetáculo conta com recortes tecnológicos de recursos audiovisuais de cada uma das épocas.
Agenda
Após Recife, o espetáculo segue para Salvador (05, 06 e 07 de abril); Brasília (12, 13 e 14 de abril); Goiânia (19, 20 e 21 de abril); Campinas (26 de abril a 05 de maio); Santos (17, 18 e 19 de maio); Curitiba (24, 25 e 26 de maio); Porto Alegre (31 de maio a 01 de junho) e Petrópolis (07, 08 e 09 de junho).
A turnê 2024 do espetáculo "Elas Brilham" tem apoio institucional do Grupo Mulheres do Brasil, um movimento suprapartidário fundado em 2013, com o objetivo de estimular a participação feminina em todos os espaços de poder que envolvam a tomada de decisões em prol do desenvolvimento do Brasil.
Liderado por Luiza Helena Trajano, o grupo completou 10 anos e atualmente conta com mais de 120.000 mulheres voluntarias, 154 núcleos regionais, abrangendo 22 países, em todos os continentes.