A CAIXA Cultural Recife recebe uma nova programação recheada nesta semana, com duas exposições e uma oficina de poesia improvisada para mulheres. As atrações são gratuitas e acontecem no espaço localizado no Marco Zero da cidade, no bairro do Recife.
A partir desta quarta-feira (10), às 18h, chega a mostra "Hiper-Realismo no Brasil", do artista Giovani Caramello". São 11 esculturas realistas que reproduzem figuras humanas. Entre as peças, destacam-se a obra Nikutai, obra central da mostra, com impressionantes 2,5 metros de altura, e Segunda Chance, que parece viva e traz o busto de um idoso com marcas da idade esculpidas em silicone.
Na quinta, às 18h, começa a exposição "Novos Olhares para Mona Lisa", com mais de 100 releituras do famoso quadro de Leonardo Da Vini. São pinturas, desenhos, esculturas e até a reprodução do fundo da obra original para que os visitantes possam fazer uma pose e registrar a sua própria versão da obra.
"Cada interpretação oferece uma visão única da mente do artista, representando um diálogo entre passado e presente, tradição e inovação. Essas releituras ultrapassam as fronteiras das homenagens à obra-prima renascentista; são expressões profundamente pessoais e reflexivas que refletem a diversidade de perspectivas e experiências na comunidade artística", explica Andréa Dall'Olio, curadora da mostra.
OFICINA DE GLOSAS
Com o objetivo de disseminar a arte da poesia do improviso, o projeto realiza, na sexta-feira (12), a partir das 10h, uma Oficina de Glosas direcionada para mulheres, com carga horária de 8 horas-aulas. Serão abordados dados históricos dessa arte, além de técnicas de métrica, rima e composição dos versos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da CAIXA Cultural a partir do dia 08 de abril, limitadas a 40 vagas.
PALESTRA
No sábado (13), a partir das 13h, ocorre apalestra “Sustentabilidade e Estratégias para eventos culturais responsáveis”, ministrada pelo produtor cultural Fred Caiçara. O objetivo é abordar a importância deimplementar práticas sustentáveis nos eventos culturais, tais como reciclagem e compensação de CO2, alinhadas à legislação ambiental brasileira.
MESA DE GLOSAS
A Mesa de Glosas ocorrerá no sábado (dia 13), a partir das 15h, e terá tradução simultânea em libras. Em seguida, ocorre bate-papo com o grupo Mulheres de Repente. Classificação indicativa de 14 anos. Taciana Enes da A Gravina Produção assina a produção executiva de toda a programação junto com Vick Vitoria. As entradas para a palestra e para a Mesa de Glosas serão distribuídas gratuitamente na bilheteria da CAIXA Cultural Recife, a partir das 12h30.