Nesta quinta-feira (23), o Instagram do Paço do Frevo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, irá transmitir uma live com direito a bate papo e muita música para comemorar o Dia Nacional do Choro. A programação especial montada pela equipe do Paço promete oferecer um respiro neste tempo difícil de pandemia e isolamento social.
A transmissão online vai acontecer simultaneamente através do Instagram Oficial do Paço (@pacofrevo) e do Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro (@casadochoro) a partir das 16h30. Na setlist da live vai rolar uma conversa sobre diálogos e interseções musicais entre dois grandes patrimônios imateriais do país, o frevo e o choro. O bate papo será com a coordenadora do Paço, Fernando Pinheiro e a presidente da Casa do Choro, Luciana Ribeiro. A partir das 20h, o maestro e compositor Marcos César e o dançarino e musicista Antônio Nóbrega protagonizarão momentos de muita choradeira, trazendo o debate para uma perspectiva mais artística e oferecendo um pocket show aos internautas.
O choro é considerado uma das primeiras músicas urbanas tipicamente brasileira. Surgiu no subúrbio do Rio de Janeiro, quando a cidade maravilhosa ainda era a capital do Brasil, por volta de 1880. As primeiras bandas de choro eram integradas por flauta, violão e cavaquinho, que era o grande responsável por resgatar o drama que caracteriza o estilo da música chorona. O choro revelou grandes artistas como Sátiro Bilhar, João Pernambuco, Lula Cavaquinho, Pixinguinha, Altamiro Carrilho e Jacó do Bandolim.
Um pouco sobre o choro