Para evitar a propagação do novo coronavírus, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco pediu ao Governo do Estado que ordene o fechamento de todos os bancos públicos e privados. A presidente da entidade, Suzi Rodrigues, protocolou um ofício com o pedido nesta quinta-feira (19).
Para ela, as medidas adotadas pelos bancos em meio à crise ainda não são suficientes. Até esta quinta, a Febraban preconiza o trabalho remoto para funcionários de grupo de risco, a melhora da higienização e o controle do fluxo de clientes para evitar aglomeração.
>> Veja como sacar até R$ 1.045 do abono salarial do PIS/Pasep, liberado nesta quinta
>> Os bancos vão parar por conta do coronavírus?
“As ações foram importantes, mas não foram suficientes ante a gravidade e rapidez da proliferação do coronavírus”, avaliou.
Rodrigues explicou que a medida não será imediata, já que ainda passará pela análise do Executivo. “Esta é uma solicitação da gente ao governador. E mesmo que ele decida (por acatar), vai dizer a partir de quando e qual as condições para o banco continuar atendendo. Claro que as pessoas não vão ficar sem dinheiro. A gente tem caixas 24h, internet banking, acesso pelo telefone celular, dá para fazer tudo hoje com o cartão”, tranquilizou.
“Os bancos vão ter que criar uma estratégia de contingenciamento e não deixar de oferecer atendimento. Não pode ficar como está, com os bancários e clientes em situação de vulnerabilidade”, defendeu.
De acordo com Rodrigues, a situação se agrava porque está havendo uma procura maior nas agências. “As pessoas estão achando que a calamidade pode aumentar e está todo mundo correndo para o banco. Se não bastasse, teve a informação que a partir de hoje (quarta) pode sacar o PIS”, contou.
Com isso, estão formando-se filas do lado de fora das agências, já que as recomendações da Federação nacional solicitam que os bancos evitem que haja grandes concentrações de pessoas dentro das agências.
“A gente está pedindo ao povo que fique em casa. Se você está sem dinheiro e tem a chance de pegar hoje, tudo bem. Mas se pode esperar, por favor, espere”, pediu. “Isso tem nos deixado preocupados porque pode ser um espaço de transmissão. É um ambiente fechado, local de grande aglomeração, onde circula muita gente.”
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".
"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.