Apesar da prorrogação do prazo de declaração do Imposto de Renda 2020 para 30 de junho, o cronograma de restituição permanece o mesmo. Em coletiva nesta quinta-feira (2), no Planalto, o Ministério da Economia anunciou que não irá mexer nesse calendário. Assim, o primeiro lote de restituição permanece para maio - para o grupo prioritário (idosos, deficientes físicos e mentais e portadores de doenças graves).
>> Fecomércio enviou ao governo de Pernambuco proposta para abertura de lojas no subúrbio
>> Sesc e Senac podem fechar unidades em Pernambuco
>> Veja se você está inscrito no CadÚnico para receber R$ 600 do auxílio aos informais
CONFIRA O CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2020
1º LOTE - 29/05/2020 - Grupo prioritário
2º LOTE - 30/06/2020
3º LOTE - 31/07/2020
4º LOTE - 28/08/2020
5º LOTE - 30/09/2020
A mudança no calendário de declaração foi anunciada nessa quarta-feira em virtude da pandemia de coronavírus. A medida foi anunciada por José Tostes, secretário especial da Receita Federal, como parte de um pacote de três medidas - uma voltada para micro e pequenas empresas e outra para impostos sobre itens necessários para a prevenção e combate ao coronavírus. Até o momento, 8,8 milhões de pessoas já realizaram a declaração do IR, o que corresponde a 27% do esperado.
A decisão de prorrogar a entrega das declarações de pessoas físicas se deu, segundo o secretário, pela demanda e relatos de contribuintes que estão confinados em casa. "Documentos necessários para o preenchimento das suas declarações ou estão no escritório, na empresa ou faltam documentos que precisam entrar em contato com clínicas, serviços médicos, seguradoras. Há dificuldade momentânea de ter acesso a todos os documentos necessários. Considerando isso, tomamos a decisão de prorrogar por 60 dias o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas", detalhou Tostes.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, os contribuintes já entregaram 400 mil declarações a mais. "O ritmo de entrega continua muito bom. Recebemos até ontem, 8,8 milhões de declarações. Porém, decidimos pela prorrogação", disse o secretário especial.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.