O drama de quem precisa do auxílio emergencial de R$ 600 disponibilizado pelo Governo Federal por conta do coronavírus parece não ter fim. Neste domingo (26), cerca de 30 a 40 pessoas entre homens, mulheres, idosos e até crianças já montavam acampamento desde a tarde na calçada da agência da Caixa Econômica Federal do bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. É lá que eles passarão a noite. Isso porque nesta segunda-feira (27) começam a ser permitidos saques em dinheiro dos auxílios de quem tem poupança digital gratuita na Caixa.
As retiradas ocorrerão nesta segunda para os nascidos em janeiro e fevereiro, no dia 28 para os nascidos em março e abril, 29 para os nascidos em maio e junho, 30 para os nascidos em julho e agosto. Em maio, será a vez de os nascidos em setembro e outubro sacarem o benefício no dia 4; e os nascidos em novembro e dezembro, no dia 5.
"A partir da segunda-feira (27) nós pagaremos as pessoas que tem conta digital na Caixa, aqueles 15 milhões de contas digitais que nós já abrimos de quem não tinha conta nenhuma vão poder começar a sacar o dinheiro nas lotéricas e nos caixas eletrônicos dentro das agências. Para todo mundo que tem conta digital a partir de segunda começa o recebimento na boca do caixa, seja no caixa eletrônico seja na lotérica", reforçou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães durante live com o presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (23).
O dinheiro poderá ser retirado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas e em caixas eletrônicos. A Caixa ressalta que não é necessário retirar o montante porque o dinheiro depositado na poupança digital pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos e contas domésticas e para transferências ilimitadas para contas da Caixa. A operação permite até transferências mensais gratuitas para outros bancos nos próximos 90 dias.
Segundo a Caixa, desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento do Auxílio Emergencial do governo federal, o banco já creditou R$ 23,5 bilhões para 33,2 milhões de brasileiros. É a maior operação de bancarização da história do Brasil.
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro