A pandemia do novo coronavírus acelerou a mudança no mercado de trabalho, dando mais relevância ao uso da tecnologia. Exemplo disso, são as entrevistas de emprego por meio de vídeo. Antes adotada apenas em alguns processos seletivos, a prática passou a ser essencial para a contratação durante o isolamento social. As entrevistas, geralmente feitas via aplicativos como Skype, Zoom e até WhatsApp, vieram para ficar e devem ser incorporadas à rotina de quem busca emprego.
Na LCR Capital Partners, especialista em auxiliar brasileiros a conseguir a residência permanente nos EUA, por exemplo, as seleções presenciais foram interrompidas ainda em março. Com a quarentena, todas as etapas das entrevistas começaram a ser feitas virtualmente. “Quando a pandemia começou, nós, da empresa, até ponderamos se deveríamos permanecer com o processo seletivo, por cuidado com a saúde”, conta a vice-presidente da companhia, Ana Elisa Bezerra, afirmando que a LCR, inicialmente, também pensou em suspender temporariamente as contratações até o fim do período de isolamento. “Quando vimos que as coisas não voltariam à normalidade tão cedo, decidimos prosseguir apenas com entrevistas online”, diz ela.
Durante o processo, Ana Elisa entrevistou várias pessoas, entre elas a analista de desenvolvimento de negócios Tharine Ribeiro, 25 anos, que, após oito meses desempregada, foi contratada pela LCR em abril. Segundo a profissional, foi usando as redes sociais que ela chegou até a empresa. “Usei o Linkedin para me apresentar e procurar emprego, principalmente neste momento de dificuldades. Não era tempo de perder as oportunidades”, afirma Tharine, lembrando que, até ser contratada, passou por um processo dividido em oito etapas. “Isso tudo foi um desafio para mim, porque é preciso silêncio e mínimo de distrações possível durante as entrevistas”, diz ela, contando que, em sua casa, vivem, além dela, a mãe, o irmão e dois cachorros. “O mais difícil foi encontrar um meio para evitar o latido deles”, declara.
Os cuidados com a conexão de internet, com o ambiente onde estava e a maneira como se comportava diante da câmera também foram levados em consideração pela profissional. Uma decisão acertada na visão de Wilma Dal Col, diretora de RH do ManpowerGroup, especializado em recrutamento e seleção. “A entrevista online tem a mesma finalidade da presencial, por isso se deve ter o mesmo cuidado, acrescentando uma atenção especial à parte técnica”, explica a especialista.
Wilma afirma ainda que, antes da entrevista, é ideal pesquisar sobre a empresa e estar pronto para apresentar suas qualidades. “Tenha anotadas ao seu lado informações que podem lhe ajudar a ir bem durante a conversa”, diz ela, explicando que, muitas vezes, devido ao nervosismo, a pessoa acaba esquecendo pontos importantes a serem ditos. “É interessante também anotar as dúvidas existentes sobre a vaga”, conclui ela.