Reabertos desde a última segunda-feira (22), seguindo protocolos específicos para o setor, os shoppings do Grande Recife mantêm horário de funcionamento para receber o público no primeiro fim de semana após a retomada das atividades. Sábado e domingo, os centros de compras abrirão as portas às 12h e com fechamento programado para 20h. A exceção fica por conta do Shopping Boa Vista, no Centro do Recife, que não abrirá no domingo.
O RioMar Recife, na Zona Sul da cidade, vai continuar funcionando com ocupação máxima limitada a 30%, conforme determinado pelo governo do Estado. Isso corresponde a cerca de 10 mil pessoas circulando simultaneamente no mall. Os sensores nas entradas de acesso informam em tempo real a presença simultânea do número de clientes. A expectativa é que, entre sábado e domingo, o shopping receba mais de 40 mil pessoas.
Para garantir a segurança de quem for ao RioMar Recife e evitar aglomerações, todas as lojas do mall estão sinalizadas nas vitrines com a capacidade máxima e clientes para o espaço. Ainda, foram espalhados pelo centro de compras 100 dispensers de álcool gel para que clientes possam higienizar as mãos ao circular pelos corredores do shopping.
Além disso, estão mantidos os serviços de coleta Drive Thru, da plataforma de vendas RioMar Online e do serviço de delivery. Para maior praticidade e segurança, durante a semana, o mall vinha estimulando o pagamento do estacionamento via smartphone e desativando os espaços e equipamentos de uso comum, como Valet, academia de ginástica, espaço ecumênico. As medidas continuarão, bem como o uso de máscara para todos, tanto clientes quanto lojistas e funcionários. clientes.
Como nos demais malls, no RioMar Recife não funcionarão cinemas, teatro, e as praças de alimentação contarão apenas com serviço de entrega de refeições.
O shopping passa por aplicação de bactericida, em toda a extensão e pisos do empreendimento. Esse processo já vem sendo feito há dois meses. As cancelas são liberadas com aproximação da mão, sem precisar apertar botões. Todos os cartões são higienizados por um processo de desinfecção com lâmpadas UV-C.
Várias dessas medidas também se repetem no Shopping Recife, também localizado na Zona Sul da capital pernambucana. A administração do mall espera que mais de 40 mil pessoas procurem o centro de compras no fim de semana, sendo 6,5 mil o fluxo simultâneo de consumidores. A expectativa positiva vem após a primeira semana de reabertura ter seguido as projeções traçadas pelo shopping.
Em Jaboatão, o Shopping Guararapes espera receber um fluxo de aproximadamente 12 mil pessoas por dia neste fim de semana. O número representa cerca de 30% do volume da capacidade do centro de compras. O mall também mantém a opção de entrega drive-thru no edifício garagem.
Para a administração do Plaza Shopping, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, o fim de semana deve ser positivo. Isso porque é esperado o retorno de parte da população à capital, após o feriado de São João. Boas expectativas também para o Paulista North Way Shopping, na cidade do Paulista. O centro de compras espera manter o fluxo observado durante essa semana e garante que as orientações sanitárias do governo serão cumpridas.
O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, espera receber cerca de 11 mil pessoas em cada dia do fim de semana, número que se repetiu durante os primeiros dias de reabertura dos malls. No Shopping Patteo, em Olinda, as liquidações de grandes lojas devem levar o público ao centro de compras, que deve ter estabelecimentos com até 50% de desconto.
No único shopping do Cabo de Santo Agostinho, o Costa Dourada, o funcionamento segue das 12h às 20h, mas as operações consideradas essenciais como supermercado, farmácias e lotérica abrirão quatro horas antes, às 8h.
• Os cuidados começam nas cancelas onde há um sensor de onde o cliente aproxima a mão e o cartão de entrada sai totalmente higienizado sem o toque do botão.
• No estacionamento há uma redução de 50% na circulação de veículos, com distanciamento de vagas.
• Todos os que chegarem ao RioMar vão aferir a temperatura, sem precisar do toque na pele e, à sua frente, haverá um tapete desinfetante para que higieniza as solas dos sapatos.
• O uso de máscaras é obrigatório a todos que chegarem ao local, sejam clientes, turistas ou colaboradores.
• Mais de 100 pontos de higienização no RioMar, envolvendo totens de álcool em gel próximos às escadas rolantes, dispensers perto dos elevadores distribuídos em diversos locais e pisos do mall.
• Nas escadas há uma sinalização de espaçamento necessário entre as pessoas.
• Os corrimãos das escadas rolantes são desinfectados com bactericida Vulcan hospitalar.
• Nas vitrines das lojas há sinalização da capacidade de clientes.
• Limite de até duas pessoas nos elevadores com o distanciamento seguro, mantendo o acesso para prioridades.
• Para manter a prática do descarte seguro há no RioMar coletores de máscaras.
• Campanha educativa de orientações a clientes por todo o shopping, envolvendo circuito de TV e rádio interna, totens, displays, cartazes e outras sinalizações.
• Guia de orientações para funcionários e lojistas, com recomendações de segurança e prevenção para o trabalho e atendimento ao público.
A cada hora o ar será renovado duas vezes. Essa troca constante do ar, associada à atomização com Vulcan Hospitalar e substituição de filtros em intervalos menores, levará maior segurança para os que circulam no ambiente.
Os restaurantes continuam no delivery e assim como espetáculos teatrais, shows, jogos eletrônicos e cinemas, ainda não tem data certa para voltarem a funcionar.
Com arquitetura diferenciada, o RioMar inaugurado há oito anos, ocupa um espaço de 101 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). É dotado de 380 lojas, 18 âncoras, 13 megalojas e todo um andar de serviços
O RioMar faz parte do Grupo JCPM, que estão entre os cinco maiores grupos do setor de shopping do País, sendo parceiros de 3,2 mil lojistas, com atuação em empreendimentos que somam 615 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Atualmente o total de ABL própria do Grupo é de 500 mil metros quadrados. O Grupo tem presença exclusivamente no Nordeste, com participação em 11 shoppings. Na capital pernambucana estão Shopping Recife, Tacaruna, Guararapes, Plaza Casa Forte e RioMar Recife; em Fortaleza estão o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy. Em Sergipe, o RioMar Aracaju e o Jardins; em Salvador, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.