Representante empresarial demonstra otimismo sobre recuperação econômica do ano em Pernambuco

Empresário Avelar Loureiro Filho acredita que, caso medidas sejam implementadas, é possível recuperar a economia em 2020 no Estado
JC
Publicado em 08/06/2020 às 10:41
O novo plano amplia flexibilizações no Estado após redução nos indicadores da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


O empresário Avelar Loureiro Filho, representante do movimento Pró-Pernambuco, demonstrou otimismo e afirmou que acredita ser possível recuperar a economia em 2020 no Estado — prejudicada pela pandemia do novo coronavírus — caso medidas como o aumento de subsídio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) para o Nordeste e a redução da taxa de juros do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que têm anúncios previstos pelo setor para os próximos dias, sejam implementadas ainda no mês de junho. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta segunda-feira (8).

Parte da caderneta de poupança é destinada para o financiamento de imóveis, através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, o SBPE. Desta forma, o dinheiro aplicado pelo poupador se transforma, indiretamente, em crédito para o setor imobiliário. Para Avelar, este é o momento da Caixa Econômica Federal reduzir as taxas do SBPE. "Está na hora da Caixa reduzir as taxas no SBPE, que é o grosso da construção civil, porque se ela reduzir um ponto, ela aumenta em 30% a capacidade dos clientes no crédito imobiliário, o que é fundamental. Acreditamos que isso será anunciado nos próximos dias, em um plano de retomada do Governo Federal". Quando questionado se havia possibilidade de recuperação econômica, respondeu: "Eu acredito que sim, se essas medidas forem implementadas ainda no mês de junho".

Lançado em março de 2009 pelo governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Minha Casa Minha Vida atende, atualmente, famílias com renda de até R$ 9 mil. Os critérios do programa garantem que, quanto menor o orçamento familiar, maior o subsídio concedido pelo governo federal. Para Avelar, o MCMV é o segundo pilar para a recuperação, e "muito importante na cadeia produtiva, responsável pelo sustento do período de crise de 2015 até 2019 e foi o carro chefe que fez com que o setor imobiliário não afundasse de vez".

» Veja as etapas do plano de reabertura do governo do Estado

» Movimento Pró-Pernambuco quer contribuir para a retomada das atividades econômicas

Por meio de videoconferência, em abril, o secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo Eduardo dos Santos, contou que o novo programa deverá dar tratamento diferenciado às regiões Norte e Nordeste. Sobre isso, Avelar comenta que "já sabemos que o ministério da Economia, quem gere o Minha Casa Minha Vida, já está pensando em um subsídio diferenciado para o Nordeste, em relação ao Sudeste. Acreditamos também que será anunciado nos próximos dias".

Ouça entrevista completa

Listen to Pernambuco reabre setor da construção civil nesta segunda byRádio Jornal on hearthis.at

Retomada econômica em Pernambuco

O movimento Pró-Pernambuco, que reúne 40 entidades empresariais, sindicatos, incluindo a OAB representando a sociedade civil, vem dialogando com o Governo do Estado com o intuito de contribuir para a retomada das atividades econômicas em Pernambuco. Após críticas ao plano inicial de convivência com a covid-19, que prevê a retomada gradual das atividades econômicas em 11 etapas, a gestão ouviu o apelo dos empresários e antecipou algumas datas do cronograma de reabertura.

Entre as principais mudanças estiveram a definição da data de retorno do comércio varejista de Centro, para o dia 15 de junho, para lojas com até 200 metros quadrados. Na primeira versão do plano, não havia uma data específica. Também foi definida a volta, na quarta (10), dos atendimentos em clínicas e consultórios médicos, odontológicos, veterinários, de fisioterapia e de psicologia. Os shoppings centers puderam dar início às vendas com coleta dos produtos nos estacionamentos e com drive thru nesta segunda-feira (8).

Avelar, que se tornou o porta-voz do movimento, informou que há outras reuniões marcadas com a gestão estadual nesta semana para discutir propostas do empresariado para a retomada da economia em Pernambuco. "O que discutimos com o Governo do Estado não é o quando, porque sabemos que a questão sanitária é soberana, a gente discute o como, o que deve vir antes do que" [...] não só sobre a retomada, que estamos vivendo agora, mas o momento da recuperação. Isso nos preocupa, temos sugestões para o Governo e uma agenda esta semana, para levarmos nossas propostas. Temos que participar, ser corresponsáveis".

TAGS
Economia coronavírus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory