RioMar Recife inicia drive-thru, e clientes aprovam esquema para entrega de produtos

No shopping, onde vendas online já ocorrem através de entregas (delivery), o cliente tem agora a opção de retirar a compra no local, das 12h às 18h, seguindo todo o protocolo do Governo do Estado
JC
Publicado em 08/06/2020 às 13:42
Funcionária de loja entregando produto a cliente, que não precisa sair do carro Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem


O primeiro dia de abertura dos shoppings para comercialização de produtos através do sistema de coleta, o chamado drive-thru, está sendo de movimentação tranquila no RioMar Recife, que fica no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. No mall, onde as vendas online já ocorrem através de entregas (delivery), o cliente agora tem a opção de retirar a compra no local, das 12h às 18h, seguindo todo o protocolo do Governo do Estado.

O superintendente do RioMar Recife, Henrique Medeiros, acredita que esta segunda e terça-feiras serão dias para ajustar o novo sistema, mas que a partir da quarta (10), deve ocorrer um aumento no movimento. "A partir da quarta-feira, a coisa começa a dar uma esquentada, até porque a gente está em uma data sazonal importante, que é o dia dos Namorados, na próxima sexta-feira. Acredito que esse volume vá aumentando conforme a semana for passando. Mas a nossa expectativa é muito boa", relata.

Entre as medidas de segurança, o shopping implantou um novo sistema de liberação da cancela, com sensor de aproximação liberando o cartão sem a necessidade de toque. Todos os cartões são higienizados a cada uso. Para chegar até o drive, o cliente vai seguir as faixas de indicação que estarão sinalizadas até o local de entrega do produto, no estacionamento coberto. As lojas que hoje estão na base de vendas do RioMar Online automaticamente passam a ter a opção de retirada e entrega. 

Uma das pessoas que foi buscar um produto nesta segunda-feira (8) no shopping foi Izila Polayne, de 22 anos. Ela fez a compra de uma TV e optou pela coleta do produto no RioMar Recife. "Eu gostei bastante, para manter o distanciamento social. A gente não precisa ter o contato físico nem com os vendedores, nem com as pessoas. Respeitando o uso de máscara todo mundo, eu gostei da ideia", diz a jovem. 

Para a dona de casa Sandra Campos, de 47 anos, que também foi coletar uma televisão que havia adquirido através da compra online, o serviço de drive-thru deveria ter sido liberado pelo governo do Estado anteriormente. "Há muito tempo poderia ter feito isso, com todos os cuidados como está tendo, poderia. É muito bom mesmo", comentou. Já a advogada Amanda Gama, de 41 anos, acredita que a reabertura se deu no tempo correto. "O sistema foi rápido, tem muita gente informando, muita gente para ajudar a se localizar. Eu achei muito bom. Acredito que realmente deveria ter esperado, foi no tempo certo", disse.

Além das vendas pelo site, também serão realizadas compras diretamente com os lojistas, nos canais oferecidos por eles com entrega no drive. Nesse caso, todo o processo de comercialização é feito entre a loja e o cliente e a entrega executada pelo vendedor da loja. Sendo pelo RioMar Online, o cliente terá a opção de retirada.

Vários segmentos estão na plataforma, entre eles eletroeletrônicos, tecnologia, vestuário, acessórios, beleza, perfumaria, itens de decoração e artigos para pets, além de amplo espaço de gastronomia. Com a aproximação de uma das melhores datas para o varejo, o Dia dos Namorados, uma sessão especial com dicas de presentes foi criada no site (compras.vivariomarrecife.com.br).

Regras

Para operar com sistema de coleta (Drive-Thru), os shoppings vão seguir regras rigorosas de conduta. O cliente, por exemplo, não pode sair do carro para retirar o item. Para maior segurança, ele acompanha todo o processo do carro. Todos usarão máscaras e álcool gel será disponibilizado. Indica-se que o pagamento seja antecipado ou por cartão de crédito ou débito para evitar circulação de dinheiro. As maquinetas serão higienizadas entre um cliente e outro.

As estruturas onde os colaboradores estarão atuando terão proteção de acrílico. Em caso de alimentos, o consumo no local não será permitido. O trabalho será realizado por um número reduzido de colaboradores para evitar maior fluxo de pessoas. Todas as mercadorias são higienizadas em espaços específicos e o acesso às lojas será restrito ao vendedor, também visando a redução de pessoas.

Plataforma

O RioMar foi o primeiro shopping no Estado a lançar as vendas online. A plataforma entrou em operação no final do ano passado e, nos primeiros meses deste ano, apresentou um aumento de 35% na adesão de lojas participantes, sobretudo com o início do isolamento social. Com a plataforma, toda a operação (registro da compra, retirada do item, entrega no endereço do cliente) passa a ser de responsabilidade do empreendimento.

Com toda tecnologia de vendas pela internet feita pelo shopping, facilita a entrada das marcas no universo digital que, com o passar dos anos, vem ganhando mais presença na vida do consumidor. Depois da pandemia, com muitas pessoas experimentando a compra pela internet pela primeira vez, criando hábitos, é possível que esse cenário se acelere ainda mais.

TAGS
Economia coronavírus riomar
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory