Não haverá falta de crédito e financiamento para o setor de saneamento, diz BNDES

Para o presidente do BNDES, os investimentos em saneamento podem ajudar a reduzir a desigualdade social no País
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/07/2020 às 17:55
Montezano disse ainda que o banco está à disposição de governadores e prefeitos que quiserem apoio na estruturação de projetos na área. Foto: Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, afirmou que o saneamento é agenda prioritária da instituição financeira nos próximos anos. Ele garantiu que não faltará crédito para financiar investimentos no setor. Montezano disse ainda que o banco está à disposição de governadores e prefeitos que quiserem apoio na estruturação de projetos na área.

>> Senado aprova novo marco legal do saneamento e projeto vai para sanção

>> Melhor o povo conviver com as próprias fezes do que político perder influência?

>> Expansão do saneamento básico pode gerar R$ 80 bilhões por ano

"Iniciamos agora a jornada de execução dos investimentos no saneamento. O marco era fundamental para isso", afirmou ele, em cerimônia de sanção da lei no Palácio do Planalto.

Na avaliação dele, os investimentos em saneamento podem ajudar a reduzir a desigualdade social no País, que tem um dos piores índices do mundo.

>> Com 73% da população sem tratamento de esgoto, Pernambuco precisa de R$ 14 bilhões para universalizar saneamento

Montezano disse que projetos com uma boa modelagem, engenharia e estruturação financeira são fundamentais para atrair investimentos. "O BNDES está à disposição de governadores e prefeitos para ajudar a elaborar projetos de saneamento", comentou.

Segundo ele, a linha mestra de atuação do banco é baseada em cinco pilares: ninguém fica para trás; respeito à capacidade de pagamento de cada localidade; universalização no menor tempo possível; abertura à competição e busca do melhor player e modelo; e sustentabilidade financeira dos projetos.

TAGS
Economia BNDES saneamento básico
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory