A Sony anunciou que pretende fechar sua fábrica no Brasil, localizada em Manaus (AM), no ano que vem. Através de um comunicado feito aos varejistas na segunda-feira (14), a empresa japonesa afirmou que a fabricação de eletrônicos no país será encerrada em março de 2021. As informações são do jornal O Globo.
A justificativa apresentada pela empresa leva em consideração “o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios". Além de encerrar as atividades da fábrica, a Sony também deixará de realizar a venda e distribuição em segmentos como TVs, aparelhos de áudio e câmeras para o Brasil no ano que vem.
Com a decisão, os 220 funcionários da empresa em Manaus serão demitidos. Através de uma nota enviada à imprensa, a empresa afirmou que "sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo".
Os serviços de garantia e assistência técnica de aparelhos da Sony serão mantidas no país, assim como a venda do console de videogame PlayStation. O fechamento da fábrica não irá afetar a atuação da empresa em outras áreas, como a Sony Pictures e a Sony Music.